Outros temas

Bondade e maldade, amor e ódio
PERGUNTA
Nome:
Eustásio
Enviada em:

Não sei se os senhores têm condições em responder uma preocupação que me atormenta , ou seja, a questão da bondade e da maldade

Li, não sei onde, algo sobre um filósofo alemão, parece-me que é Niestze (é assim que se escreve?) Ele disse que esse negócio de bondade, caridade, ter dó dos outros é invenção de judeus e do cristianismo. É verdade? Diz ele que é ódio que move o mundo e não amor.

Eustásio

RESPOSTA

Prezado Eustásio, salve Maria.

Os homens só se movem por algo que é bom, ou que lhes parece bom. Se alguém se movesse por ódio a algo, ou por ódio a alguém seria porque desejaria isso como bem. Se se deseja o mal de alguém, o que se quer é o prazer de ver tal pessoa infeliz ou prejudicada, mas deseja-se este prazer visto como bem para si.

Noutras palavras é impossível alguém querer o mal pelo mal, ou querer o ódio pelo ódio.

É o amor correto o que move os bons, é o amor de si mesmo que move o pecador. Mas é sempre o amor que tudo move.

Como disse Dante, "L"amor che muove il Sole e le altre stelle" (Paradiso XXXIII, 145) (O amor que move o Sol e as outras estrelas).