Outros temas

Referências bibliográficas sobre Psicologia
PERGUNTA
Nome:
Diego
Enviada em:
Local:
Palmas - TO,
Idade:
18 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Olá integrantes da Associação Cultural Montfort, salve Maria!

Em primeiro lugar quero parabenizá-los pelo conteúdo do site, vocês desmascaram muitos dogmas protestantes sempre provando que a Igreja Católica é Igreja fundada por Cristo.

Em segundo lugar, queria fazer um pedido. Sou estudante de Psicologia e vendo por este site que a psicanálise é uma falsa ciência (mesmo muito difundida na área) e que há pouquíssimos psicólogos católicos queria saber a opinião de vocês sobre qual vertente da Psicologia posso estudar sabendo que não estou abandonando os príncipios do cristianismo. Poderiam me receitar uma bibliografia de alguns psicólogos católicos, para assim conciliar Fé e Razão?

Desde já vos agradeço

Diego
RESPOSTA
Prezado Diego,

Que bom que você reconhece que trabalhamos para desmascarar os protestantes, ficamos gratos. Mas deixe-me fazer apenas uma correção na sua carta: os protestantes não têm "dogmas" propriamente ditos, pois os dogmas são verdades confirmadas pela Santa Igreja, algo inacessível àqueles que não reconhecem a integridade da Fé nem a autoridade do Papa e que, então, estão condenados a viver apenas de opiniões e incertezas.

Do mesmo modo a Psicanálise que, como você diz, "é uma falsa ciência", nunca nos dá certezas, mas apenas dúvidas. E é por causa do pensamento liberal e relativista que esta teoria é tão difundida nas universidades, dando pouco ou nenhum espaço para os católicos. Deixe-me contar uma pequena história: uma vez eu estava assistindo uma aula sobre a História da Psicologia e, quando o palestrante citou a psicologia de um católico, no caso S. Tomás de Aquino, ele acrescentou: "Uma vez um aluno disse que queria estudar psicologia deste autor. Eu disse a ele: então o que você está fazendo na universidade? Você está perdendo o seu tempo!".

Eu garanto, Diego, que você não estará perdendo seu tempo estudando os livros que vou indicar e espero que você passe a amar a verdade, e quem sabe, defendê-la neste ambiente tão hostil com os católicos que é a universidade.

Quanto às diversas vertentes da Psicologia, é preciso sempre estar atento ao estudar. Sempre há referências à teoria da Evolução, por exemplo. Com este cuidado, a Psiconeurologia e a Genética aplicada à Psicologia, disciplinas do primeiro ano, podem ser largamente estudadas.

Recomendo particularmente que você estude a História da Psicologia, principalmente nos livros:

1.  Schultz, D. "História da Psicologia moderna",(em particular o capítulo 13, sobre a psicanálise e sobre a vida de Freud)

2.  Fadiman, F. "Teorias da personalidade", Harbra (especialmente o capítulo sobre C. G. Jung, muito revelador).

Quanto às outras disciplinas, dedique-se bastante aos estudos da chamada "Psicologia geral", principalmente no que concerne aos cinco sentidos, à percepção, memória, imaginação, linguagem, etc. Estude os demais livros Cognitivo-Comportamentais. Recomendo:

3.  Atkinson, "Introdução à Psicologia", Artmed.

Muito interessantes (e úteis, se você pretende casar-se e ter filhos...) são os livros sobre Desenvolvimento Infantil:

4.  Bee, H. "A criança em desenvolvimento", Artmed.

Os demais livros tratam da parte filosófica da Psicologia e vão lhe dar uma visão mais geral de seu objeto de estudo. Serão encontrados ou na biblioteca de Psicologia ou na de Filosofia ou mesmo em boas livrarias:

5.  Jolivet, R. "Tratado de filosofia" Tomo II - Psicologia

6.  Franca, L. "Psicologia da fé", Martins Fontes

7.  Qualquer obra de psicologia do pe. Brenan.

Se você ler em inglês, para maior aprofundamento no seu estudo, você pode consultar a Suma Teológica de S. Tomás de Aquino disponível no site: http://www.newadvent.org/summa/2.htm.

Um último aviso: já que estudar a Psicanálise é inevitável, preste alguma atenção nas aulas de "Psicanálise Científica", de um autor chamado Bowlby, com sua teoria do Apego. Aproveite para pesquisar sobre as vidas de Freud e Jung, para ver que suas teorias não passam de prolongamentos de suas próprias vidas...

Espero que tenha bons estudos, escreva sempre.

Que Nossa Senhora, sede da Sabedoria, o ilumine.

Thais Lombardi