História

Divisão de poderes entre os judeus no Antigo Testamento
PERGUNTA
Nome:
Roberto Ferreira
Enviada em:
Local:
Brasília - DF, Brasil
Religião:
Católica

Prezados amigos da Montfort

Esta semana terminei a leitura dos livros de Esdras e Neemias. Nesses livros nos é relatado o retorno do povo judeu do exílio, a reconstrução do templo e organização do culto. Neles pode-se constatar que há a separação do poder religioso (sacerdote) do poder civil (rei).
É isso mesmo? Naquela época já havia a separação de poderes dentro da comunidade judaica?

Nesta oportunidade gostaria de relembrar que já enviei 6 correspondências com dúvidas que tenho e nenhuma foi respondida. Se a equipe pudesse esclarece-las, eu ficaria satisfeito e desde já agradeço. Peço que se possível sejam respondidas pelo e-mail.

Desejando a toda equipe um forte abraço, me despeço.

Roberto Ferreira.
RESPOSTA

Muito prezado Roberto,
Salve Maria.

     Em Israel não havia separação de poderes religioso e civil, mas apenas distinção da esfera religiosa e da esfera temporal.
     Quando se fala de divisão de poderes se faz referência ao princípio da democracia liberal, posto por Montesquieu, de separar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na democracia liberal o Estado é separado da Igreja, coisa que é condenada pela doutrina católica, pois o Estado também é uma criatura de Deus e lhe deve prestar culto e favorecer a religião verdadeira.
     Na monarquia judaica não havia separação entre a religião e o estado, pois os reis reconheciam a única religião verdadeira, não podendo permitir a difusão de doutrinas pagãs ou heréticas.