História

Feudalismo e livre iniciativa
PERGUNTA
Nome:
Vinicius Mascarenhas
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
19 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Caríssimos irmãos da Montfort, gostaria de fazer-lhes humildes perguntas:

Por que a sociedade feudal é o modelo ideal de sociedade? O senhor Fedelli afirma que a Igreja sempre defendeu a livre iniciativa, um servo da Idade Média desfrutava de livre iniciativa? Gostaria de saber se na opinião dos senhores a Igreja não cometeu nenhum abuso de poder em alguns momentos neste período medieval.

Obrigado desde já, Deus te abençoem
RESPOSTA

Muito prezado Vinicius,
Salve Maria.
     Deus fez a natureza humana feudal. Em toda a parte, caso não haja intervenção de forças inimigas de Deus, a sociedade sempre se estrutura de modo feudal. Claro que seria preciso explicar longamente o que se entende por feudalismo, que nada tem a ver com o que os livros didáticos espalham por aí.
     Peço-lhe que leia meu tarbalho sobre Desigualdade e Igualdade de Dieritos publicado no site Montfort, será um bom começo para entender o feudalismo.
     A Igreja é o corpo místico de Cristo, e enquanto tal, ela não pode cometer abusos. Os homens da Igreja podem cometer erros e abusos. A Igreja não.
     Claro, então, que em qualquer época, os membros da Igreja podem cometer erros. Mas veja que, na Idade Média houve muitos santos Papas, enquanto que depois do ano 1000 houve apenas 5 papas santos. O que não quer dizer que os que não foram santos foram criminosos.
     Você me pergunta se os servos medievais tinham livre iniciativa.
     Claro que tinham. Você, muito provavelmente, quer saber se o servo da gleba -- aquele que era ligado à terra --, poderia sair do lote de terra que ele cultivava.
     O servo da gleba não poderia largar o seu terreno, senão perderia o direito a ele. Mas o servo não queria sair de seu lote. Ele pagava por esse lote um aluguel fixo para todo o sempre, o que fazia com que o preço fosse caindo de valor, quando o aluguel era pago em moedas. A inflação roeu o valor dessa taxa que nunca foi aumentada desde o tempo de Carlos Magno até a Revolução Francesa. O senhor feudal tinha a propriedade do terreno. O camponês tinha a posse e jamais a família do camponês podia ser expulsa do lote, mesmo que nada pagasse por ele. O que fazia com que o dono do lote fosse concretamnente a familia do servo, Por isso, eles normalmente não queriam sair de seu lote de terras.