História

Celibato dos sacerdotes
PERGUNTA
Nome:
Debora
Enviada em:
Local:
São Bernardo do Campo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

Olá!

É verdade que São Pedro e outros primeiros papas da Igreja foram casados?

Em algum momento da história a Igreja teve Papas casados?

Desde já agradeço,

Débora
RESPOSTA
Cara Débora, salve Maria,

Sim, é verdade que São Pedro era casado, pois o evangelho cita a sua sogra, e realmente pode ser que alguns dos primeiros Papas fossem casados.

O celibato do clero é lei eclesiástica que a Igreja pode dispensar. Muitas vezes dispensa a subdiáconos e diáconos, mas praticamente nunca dispensa a sacerdotes.

A tradição crístã desde a antiguidade proibia ao clero de casar-se. No século quarto o sínodo de Elvira (Espanha) decretou que todos os clérigos, inclusive os casados, guardassem a continência. Uma série de sínodos, e também o Concílio de Latrão, em 1139, declarou o matrimônio de quem tivesse recebido as ordens sacras não só ilícito, mas inválido.

Para o clero do rito Oriental, o costume geral é permitir a ordenação de homens casados, mas não o casamento dos já ordenados e restringir o acesso ao episcopado só aos celibatários ou viuvos.

A excelência e as vantagens do celibato praticado por virtude, são descritas por São Paulo na I Cor 7, 1-38.

O celibato sacerdotal é uma antiga e sábia lei da Igreja, mais uma vez defendido pelo nosso atual Papa João Paulo II, e que geralmente é atacada pelos mesmos que defendem o aborto, casamento de homossexuais e outras aberrações. É interessante até como essas campanhas se misturam dentro da mídia. E o que posso aconselhá-la é ler o que diz o Apóstolo a esse respeito, na passagem acima, e desprezar a confusão feita pela mídia.

Entre a televisão e São Paulo, fique com São Paulo.

Ad majorem Dei gloriam

Sidney Gozzani