História

Bibliografia para estudo da Idade Média
PERGUNTA
Nome:
André
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Religião:
Católica
Idade:
20 anos
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Estudante

Sr. Orlando,
Salve Maria!

Recebi sua resposta e lhe agradeço muito por ela.

Aproveito essa mensagem e lhe peço algumas indicações de livros e obras sobre a Idade Média e principalmente a Igreja na Idade Média.

Obrigado!
RESPOSTA

Muito prezado André,
Salve Maria!

      Você me pede que lhe indique livros sobre a Idade Média. Aí vão alguns sobre temas que talvez o interessem, porque, como a Idade Média é muito vasta e rica, seria preciso que você me indicasse qual o tema medieval que você prefere. A maior parte dos livros interessantes são em francês ou inglês. Em português quase não há coisa interessante.

Léon Gauthier:     La Chevalerie

Léon Baudry:     Guillaume de Ockham

M. Bloch:     La Sociéteé Féodale

São Boaventura:     Obras

São Tomás:     Suma Teológica

Étienne Gilson:     La Philosophie au Moyen âge.

Huizinga:     O Declínio da Idade Media

Norman Cohnn:     Nas Sendas do Milênio.

Renè Grousset:    Histoire des Croisades et Du Royaume Franc de Jerusalem (3 volumes).

Jean Guiraud:     Histoire de L´Inquisition au Moyen Âge (2 vol.)

Bernard Guy:     Manuel de L´Inquisiteur

Edgard de Bruynes:    Estudios de Estetica Medieval (3 vol.)

Hannah Zacharias:    De Moïse à Mohammed  (2 vol.)

Dante Alighieri:    Tutte le Opere

Georges Duby:    Le temps des Cathédrales

G. Faggin:    Meister Eckhart e la Mistica Tedesca.

Hugo de São Victor:    Oppera (Migne)

Edouard Hugon:     Las 24 tesis tomistas

Marjorie Reeves:    The Influence of the Prophetism in the latter Middle Ages

Luigi Valli:    Il Lingaggio Segreto di Dante e dei Fedeli d´Amore

Denis de Rougemont:    O Amor e o Ocidente.

Steve Runciman:    Le Manichéisme Medieval

João Bernardino Gonzaga:    A Inquisição e seu Mundo

Regine Pernoud:    O que saber sobre a Idade Média

R. Pernoud:    Lumiére du Moyen âge

Rui Nunes:    Gênese, significado e ensino da Filosofia no século XII

    Sobre a heresia na Idade Média, recomendo-lhe:

Nachman Falbel: Tese: A Luta dos Espirituais Franciscanos e sau contribuição para a reforma da teoria tradicional acerca do poder papal"

Arno Borst:    Les Catahares.

Michel de Roquebert:    L" Époppée Cathare (5 Volumes)

René Nely:    Os Cátaros

    Haveria muito mais a estudar, é claro. Bom êxito na busca dos livros e na pesquisa.
    Um forte abraço