O que fazer se não podemos ter mais filhos?
PERGUNTA
Nome:
Luiz Fernando dos Santos Silva
Enviada em:
Local:
Niterói - RJ, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Agente de Produção

Fizemos o método natural e tivemos duas filhas, porém, minha esposa é hipertensa e devido a isso e a falta de grana não podemos(com olhos humanos) ter outros filhos.
Estamos pensando em adotarmos metodos artificiais, devido a saúde da minha esposa e a nossa falta de dinheiro.
Gostariamos de conversarmos com o Bispo local.

Desde já agradeço!

Por favor precisamos de orientação!!!
RESPOSTA

Caro Luiz Fernando,
Salve Maria!

"Sem mim nada podereis fazer", disse Nosso Senhor (João 15, 5). É normal que "com olhos humanos" vocês vejam dificuldades intransponíveis para ter outros filhos. Mas com confiança em Deus, tudo - tudo mesmo - é possível e mesmo fácil.

Pense no futuro, não o de amanhã ou depois, mas daqui a trinta ou quarenta anos e lembre-se da benção que você e sua esposa receberam do padre ao se casarem: o fruto dela pode ser uma velhice feliz com muitos filhos e netos... Não recusem a Deus a colaboração na geração de almas destinadas ao céu!

Caros amigos, ninguém evita ser mais rico, ou mais feliz. Para quem tem fé, a visão correta sobre os filhos é aquela com que Deus premiava os justos no Antigo Testamento: os filhos são uma grande benção!

O "método" a ser usado em relação aos filhos é ter como ideal uma família numerosa, com isso um novo filho jamais é uma frustração, um "acidente" - triste linguagem e tão usada! - mas uma graça de Deus, que se recebe com alegria e confiança n"Aquele que o enviou.

Voltem a nos escrever.

In Jesu et Mariae,

Lucia Zucchi