Salmistas mulheres em Itu - SP
PERGUNTA
Nome:
Daniela Baptista de Freitas
Enviada em:
Local:
Itu - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Op.de Telemarketing

Boa noite.
Em algumas igrejas de nossa pequena Itu; está se fazendo uso de vestes especiais para leitores na missa. A mesma está sendo usada também para salmistas.
Eu acredito e sei que durante a Santa Missa o altar torna-se sagrado e que as pessoas que ali estão devem estar devidamente vestidas e decentes.
Mas fica minha pergunta: é necessário o uso de veste especial para se proclamar o salmo na mesa da palavra?Seria uma norma ou regra da igreja?
Ao sair do altar e posicionando-se em outro local da igreja; ainda assim é necessário o uso da mesma até o final da missa? Sem falar que a veste usada, atrapalha o salmista que além de cantar, toca por exemplo, o violão (devido ao tamanho)!

Agradeço e muito!

Paz e Bem!
RESPOSTA

Muito prezada Daniela,
Salve Maria.

     O que está errado até na pequena, mas histórica Itu, é ter mulheres salmistas.

     São Paulo diz: “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar” (I Coríntios XIV,34)

     Está errado também tocar violão na Igreja e leigos fazerem leituras que cabe ao sacerdote ler e explicar.

     Pelo que li em sua carta, em Itu, não se obedece ao que mandou o Apóstolo São Paulo, nem o que tem mandado o Papa Bento XVI.