Maldição de Deus até a quarta geração, descrita no Êxodo
PERGUNTA
Nome:
Rodrigo R. Salesi
Enviada em:
Local:
Jundiaí - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Faturista

Ave Maria purissima!
Carissimo prof Orlando,

Espero que o senhor esteja gozando de boa saúde.
Saiba que sempre rezo pelo senhor e por todos os amigos que estão afavor da Fé Verdadeira e Inteira, a boa doutrina católica a qual passei a amar por ajuda da montfort e de outros que se alinham neste mesmo sentido.

Não sei se em uma das entre tantas cartas que já enviei ao senhor lhe escrevi mas reintero: sempre sou muito grato pela atenção que o senhor e os amigos da montfort me dão e nao só a mim mas a tantos consulentes gostaria sempre de estar presente nas reunioes dos amigos montfort.

Bom.

O motivo ao qual decidi escrever ao senhor é suplicando dirimir uma dúvida minha quanto a um trecho das Sagradas Escrituras.

Obviamente a dúvida não é só minha como também é do meu avô de 76 anos ao qual nesta semana pediu-me para dar-lhe uma palavra ao que entendia de um trecho das sagradas escrituras que era citado nestes livrecos liturgicos dito "liturgia diária" em respeito a liturgia Novo Ordus.
O senhor bem deve conhecer talvez ligeiramente os "belos frutos" de comentários que existem nesses livrecos por parte de sacerdotes tão fieis a exegese "atual".

Enfim....

O ponto de curiosidade segue abaixo:

"...nao as adoraras, nem lhes darás culto: porque eu sou o senhor teu Deus, o Deus forte, e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira, e quarta geração daqueles, que me aborrecem; e que faz misericordia até mil gerações aqueles que me amam, e que guardam os meus preceitos..." (Êxodo XX, 5).

Tão prontamente respondi ao meu avô que é preciso prudência e cautela a não chegar conclusões erroneas como graçam neste mundo moderno.
Disse ao meu avô que é preciso ouvir o que a Santa Madre Igreja ensina e ouvir comentários de homens que tem autoridade e competencia para tal: como Santos e Santas, Doutores da Igreja. Disse que iria pesquisar e depois comentaria com ele em vista que não tenho bons livros.

Desta forma professor o que o senhor aconselha ? Que Doutor da Igreja ouvir ?
Se o senhor já tiver respondido em uma das entre tantas cartas no site montfort algo a esse respeito poderia me indicar ?

Um abraço amigo prof. Orlando e obrigado uma vez mais.

Viva o Papa!
Rodrigo R. Salesi
RESPOSTA

Muito prezado Rodrigo,
Salve Maria.

     Muito obrigado por suas palavras e mais ainda por suas orações.
     Tive notícia que o bispo de Jundiaí permitiu a Missa de sempre em sua diocese. Seria bom encontrar uma padre que queira rezá-la. Encontrando um que deseje aprender a celebar a Missa de sempre, escreva-me para convidá-lo a assistir, no IBP, aulas para sacerdotes aprenderem a celebrar essa Missa de sempre.

     Provavelmente, a dúvida é sobre a maldição por quatro gerações, que aflige seu avô. Parece que a Canção Nova andou desafinando também nesse ponto, e daí as dúvidas de seu avô.
     Em primeiro lugar, é preciso salientar que cada um é responsável apenas por seus pecados pessoais, e que os pecados de seus pais, avós e bisavós não trazem culpa pessoal para os seus descendentes.
     Então, como explicar a maldição de Deus até a quarta geração?
     Repare que o texto diz:

"não as adorarás, nem lhes darás culto: porque eu sou o senhor teu Deus, o Deus forte, e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem".

     A maldição de Deus cai apenas sobre aqueles que o odeiam, aderindo aos pecados dos pais e avós, cultuando ídolos. Quem não adota o pecado em que os pais cairam, esse vai ser abençoado por mil gerações (O termo aborrecer é usado hoje em lugar do original "odeiam". Aborrecer significa, hoje, amolar, entediar. Na realidade aborrecer significa ter horror, odiar).
     Naturalmente, pais idólatras ensinam idolatria aos seus filhos e netos. Caso estes adotem a idolatria, serão eles também almadiçoados.
     A frase em foco mostra ainda como a misericórdia de Deus é muito maior do que sua maldição. Deus quer desse modo salientar sua bondade que se extende por mil gerações.
     Esperando ter elucidado sua dúvida, me despeço,