Devemos ler a bíblia
PERGUNTA
Nome:
Fabiana
Enviada em:
Local:
Caetié - AP, Brasil
Religião:
Católica

Paz e bem!

Li o seu texto sobre a leitura da Bíblia e gostaria que você me explicasse o que significa estes versículos abaixo:

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1,8)

conservará esta cópia consigo e a lerá todos os dias de sua vida, para aprender a temer o Senhor, seu Deus, e a observar todos os artigos dessa lei, pondo em prática todas as suas prescrições.(deut 17,19)

Fabiana
RESPOSTA

Data: 10 Abril 2007

Muito prezado  Fabiana,
Salve Maria.

     A Sagrada Escritura é difícil de ser compreendida. Por isso, nela se lê:

"Assim como um espinheiro está na mão de um bêbado, assim está a parábola na boca dos insensatos" (Prov. XXVI, 9).

     Veja como isso é verdade examinando quanta loucura dizem as pessoas que lêem a Bíblia sem orientação de um sacerdote sábio.
     Veja também o que diz Deus na Sagrada Escritura:

"A glória de Deus consiste em encobrir a palavra. A glória dos reis está em investigar o discurso" (Prov. XXV, 2).

     Somente os ignorantes presunçosos pensam que entendem o que lêem na Bíblia. Se você consultar os Atos dos Apóstolos (Capítulo VIII) encontrará o escravo da Rainha de Candace lendo o Profeta Isaías. E o diácono Felipe lhe pergunta como ele entende. Ao que responde o escravo:

"Como o poderei compreender, se ninguém me explica?" (Atos VIII, 31).

     Logo, não adianta uma pessoa comum ler a Bíblia, se ninguém que é sábio não a explicar ao ignorante. Dar a Bíblia na mão de qualquer um é pior do que dar um livro de cirurgia na mão de pessoas ignorantes. Vai haver morte.
     Hoje os padres recomendam a qualquer um que leia a Bíblia sem lhes dar as explicações convenientes e corretas, e todo mundo se julga guiado pelo Espírito Santo, quando segue o próprio palpite. Daí tantos passarem a ser protestantes em seitas evangélicas de nomes absurdos como igreja evangélica Sabão, Sopa e Salvação, ou igreja evangélica Bola de Neve, aquela que garante levar todo o mundo para o abismo.
    Por isso a Igreja condenou o erro do jansenista Pascásio Quesnel que dizia:

"A leitura da Sagrada Escritura é para todos" (Denzinger, no. 1430).

     Escreva-me sempre.