O que é a "Missa Nova" de Paulo VI?
PERGUNTA
Nome:
Cleidson Araújo de Lucena
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Monitor

Sinceramente eu não entendi o que quer dizer a "" Nova Missa de Paulo XI""...?
Estava buscando conhecimento no site , lendo as matérias, mas não consegui entender o que quer dizer...
Eu estava lendo essa parte:

"O que dizem os protestantes sobre a Missa Nova de Paulo VI"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=religiao&artigo=prot_missa_nova&lang=bra

Gostaria que o Senhor especificasse numa linguagem simples , o que que Paulo VI mudou com essa "" Nova Missa"" , pois não entendi , pois no texto diz que ele teve ajuda de Pastores protestantes...?

Agradeço a atenção.

Que Deus abençoes todos vocês.

Paz et Bonun.

RESPOSTA

Prezado Cleidson, salve Maria!

Agradeço o envio da sua pergunta, informando que a expressão "Missa Nova", ou "Novo Ordo" e, ainda, "Missa de Paulo VI", refere-se à Missa promulgada no dia 3 de abril de 1969 pelo Papa Paulo VI, implantando na Igreja latina um rito novo, no lugar do rito promulgado por S. Pio V, em 1570, quando o Concílio de Trento reuniu e unificou o que vinha sendo sempre utilizado pela Igreja na renovação do Santo Sacrifício do Calvário.

A elaboração do Novo Ordo de Paulo VI teve a colaboração de 6 pastores protestantes, conforme indicado pelo próprio Mons. Annibale Bugnini, Secretário do "Consilium  ad exequandam Constitutionem de Sacra Liturgia"  (comissão formada pelo Papa Paulo VI para a formulação do Novo Ordo), no seu livro "La Riforma Liturgica - 1948-1975" , Ed. Liturgiche, Roma, 1983, pg. 204, com os quais Paulo VI se fez fotografar (leia mais).

Fundamentalmente, a "Missa" de Lutero é a celebração da Ceia do Senhor, realizada pela assembléia -- portanto, no vernáculo -- presidida pelo Pastor, sobre uma mesa, não aceitando jamais especialmente um dos objetivos da Missa que é o aspecto  PROPICIATÓRIO do Sacrifício, nem a transubstanciação, e nunca admitindo o que a Igreja sempre ensinou e definiu o que é a Missa, ou seja, a renovação do Sacrificio do Calvário, celebrada pelo sacerdote, in persona Christi.

Há uma série de artigos e cartas no site MONTFORT mostrando a diferença entre os dois ritos: o Tridentino, ou de S. Pio V (incluindo o texto integral do "Ordinário da Missae o texto do Novo Ordo, ou da "Nova Missa", Paulo VI).

Creio que, basicamente, atendi à sua questão, colocando-me, porém, sempre ao seu dispor para eventuais esclarecimentos.

Rezemos pela Santa igreja e pelo Papa para que Deus lhe dê a coragem necessária para enfrentar os "lobos", como ele mesmo pediu em sua primeira missa pontifícia.

In corde Iesu semper
Marcelo Fedeli