Consagração In Persona Christi
PERGUNTA
Nome:
Edson
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
37 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Tecnico

Meus irmãos, a PAZ!

Lendo as respostas sobre Oração Eucarística, me veio uma dúvida. Por que o sacerdote utiliza palavras na 3a pessoa ("Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão Ele tomou...") e não na 1a pessoa sendo que o sacerdote representa ali o próprio Cristo "in persona Christ" ?

Grato
RESPOSTA

Prezado Edson,Salve Maria!

Com relação à sua pergunta deve-se notar que o sacerdote, em terceira pessoa, utiliza as palavras antes da consagração, repetindo o que diz o Evangelho de S.Lucas (XXII;14-20).

"Pouco antes de terminar, se levantou Jesus da mesa e disse a seus Apóstolos: Ardentemente tenho desejado comer esta Páscoa convosco, porque Eu vos digo que não voltarei a comer até que a Páscoa tenha o seu cumprimento no Reino de Deus. E tomando o pão, o benzeu,e o deu a seus discípulos, dizendo:  (Aqui o sacerdote pronuncia as palavras da consagração em pessoa de Cristo) Tomai e comei porque Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós.Depois, tomando o cálice deu graças e disse: Bebei todos dele, porque Este é o Meu Sangue,do Novo e Eterno Testamento, que será derramado por vós e por muitos para a remissão dos pecados, fazei Isto em memoria de Mim."

O sacerdote põe termo à grande oração consagratória com um solene louvor, por ocasião do qual ergue levemente as sagradas oferendas:

"Por Ele, e com Ele,e nEle, a Vós, ó Deus Pai onipotente na unidade do Espírito Santo, pertence toda honra e glória" (O sacerdote diz na terceira Pessoa)."

Você pode notar caro Edson, que a narrativa está na terceira pessoa, e a consagração In Persona Christ.

Esperando te-lo atendido em suas dúvidas,desejo-lhe um abraço em Iesu et Mariae

Carlos E.Serozini Filho