O juízo final
PERGUNTA
Nome:
Andréa
Enviada em:
Local:
Maceió - AL,
Religião:
Católica
Idade:
25 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Com Jesus no coração!
Gostaria muito de agradecer a existência desse espaço que nos ensina tanto sobre variados assuntos. Uma dúvida sempre me assalta com relação ao juízo final. Na bíblia há duas afirmações relacionadas a este acontecimento: a ressurreição dos mortos e a vinda de Cristo.
No entanto, na Igreja Católica é admitido que os mortos, dependendo de seus atos, podem estar próximos a Deus, como os santos, no Purgatório e no Inferno. Então a minha dúvida é se as almas não foram, neste caso, já julgadas antes do próprio juízo final? Se elas já foram destinadas aos seus respectivos lugares de acordo com seus méritos, o que seria o Juízo Final? E os santos também serão julgados?
Agradeceria muito se minha dúvida fosse respondida.
Com amor
Andréa
RESPOSTA

Prezada Andréa,

Os homens são sujeitos a dois julgamentos, o juízo particular e o juízo final.
O juízo particular diz respeito à nossa vida privada e o final à nossa vida pública.
No juízo particular seremos julgados imediatamente após a morte, e então absolvidos (indo para o céu ou para o purgatório) ou condenados (indo para o inferno). Seremos julgados por nossas ações e pensamentos, por mais secretos e interiores que sejam. Mesmo os santos são julgados e, caso sejam merecedores, podem ir diretamente para o céu.
No juízo final, apesar de já termos nosso destino definido pelo juízo particular, serão conhecidas as nossas ações públicas. Para que seja feita justiça, é necessário que seja conhecido publicamente o que cada um fez aos outros, seja o bem ou o mal. No fim do mundo quem estiver vivo morrerá e então será feito este julgamento.
Desta forma, alguém que tenha prejudicado muitas pessoas, por exemplo, porém jamais fora descoberto, terá no juízo final a revelação pública de suas ações. Pela humilhação será feita justiça a ele e para as vítimas será uma reparação.
Após o juízo final as pessoas irão para o céu ou para o inferno, e não mais para o purgatório.
Caso queira mais algum esclarecimento nos escreva.

In Corde Iesu et Mariae,
Celso Gubitoso