Veracidade dos livros da Bíblia
PERGUNTA
Nome:
Raquel
Enviada em:
Local:
Maricá - RJ,
Religião:
Católica
Idade:
15 anos
Escolaridade:
2.o grau incompleto
Profissão:
estudante

A paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Antes de mais nada gostaria de parabeniza-lo pelo site, que além de ser muito amplo em conteúdo é uma referencia para todos os cristaos. Que seu site continue assim.
Mas vamos ao que interessa. Sou jovem, mas ainda assim me interessei por Cristo e pela igreja, mas tenho tido problemas e estou confusa em relação a bíblia e em relação aos evangelhos gnosticos. Como o senhor sabe, esses evangelhos apresentam uma história bem diferente do Cristianismo. Alegam que Jesus foi casado, que Deus está em tudo, que o pecado nao existe... Enfim... Faz afirmações absurdas. Mas no que devemos nos basear para dizer que essas afirmações sao absurdas. è obvio que eles vao contra a igreja e contra os evangelhos canonicos e até mesmo contra a maioria dos evagelhos apócrifos (os nao gnosticos), mas como saber qual é o verdadeiro Jesus? Pela informações que obtive esses livros teriam sido escritos pela seita gnostica no século 2 d.c. mas será mesmo? Nos livros canonicos os apóstolos fala a todo momento de doutrinas falsas. Seria a gnose?
Outra duvida que tenho, e que tem me deixado muito confusa e tem tirado a minha paz é q quaetao da autenticidade bíblica. Mesmo alguns livros apocrifos (nao gnosticos) ensinam toda a doutrina que nós conhecemos, de modo que servem, de certo modo como um apoio à bíblia. Mas entao poruqe nao foram aceitos? Por que apenas 4 dos 315 evangelhos utilizados pelos primeiros cristaos foram aceitos? Como saber se o cristianismo como o conhecemos nao é fruto da manipulação de alguem?
Nao vim aqui desafiar ninguem, mas tirar duvidas importantes, pois, essa questão tem sido pra mim muito agoniante, nos ultimos tempos. Quero ter paz em Cristo.
Desde já agradeço. fique em paz..
RESPOSTA

Muito prezada Raquel,
Salve Maria!

    Muito obrigado por suas boas palavras de incentivo. Peço-lhe que reze pelos que colaboram no site Montfort.
    Seu problema fundamental é com relação à Sagrada Escritura: como saber que livros são inspirados por Deus -- e portanto, são infalíveis -- e quais os livros que são falsos.
    Você percebeu que nenhum livro pode, por si mesmo, dar garantia de ter inspiração divina, pois diz a própria Bíblia que ninguém pode dar testemunho de si mesmo. Sem a Tradição e sem a Igreja, a Bíblia não se sustenta.
    Para aceitar a Sagrada Escritura, é preciso antes, ter as provas de que Deus existe, e que Ele nos revelou a verdade. Depois é preciso provar que Jesus é Deus, e que Ele fundou uma só Igreja, à qual confiou a interpretação infalível da Escritura, assim como o poder de ligar e de desligar, de aprovar e de condenar, infalivelmente. Sem aceitar Deus, Cristo e a Igreja, nada fica de pé.
    A seguir, pode-se fazer uma análise interna dos livros que se dizem revelados. Havendo neles qualquer contradição dos textos ou qualquer negação da realidade, esses livros devem ser tidos como espúrios e feitos para confundir as pessoas.
É o caso de todos os apócrifos, que são livros cheios de erros graves e de doutrinas absurdas.