Sacramento da Extrema Unção para os não católicos
PERGUNTA
Nome:
Eduardo
Enviada em:
Local:
Recife - PE,
Idade:
26 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Autônomo

Eu gostaria de saber se só os católicos é q podem receber o sacramento da extrema unção. Se na minha família tiver alguém q não seja da nossa fé católica, ela pode receber o sacramento por iniciativa nossa e sem vontade dela no caso dela estar inconciente e doente numa cama?
RESPOSTA

Prezado Eduardo, Salve Maria!

Os Sacramentos têm por finalidade dar ou aumentar a graça em nós.

Os Sacramentos do Batismo e da Confissão nos dão a graça, por isso são também chamados Sacramentos de Mortos. Porque foram instituídos para restituir a vida da graça às almas mortas pelo pecado.

Os outros cinco sacramentos chamam-se Sacramentos de Vivos, porque aqueles que o recebem, devem estar isentos de pecado mortal, quer dizer, já vivos pela graça santificante.

O Sacramento da Extrema-Unção tem por finalidade o alívio espiritual e também temporal dos enfermos em perigo de vida.

Por ser um sacramento de vivos, a principal disposição para recebê-lo é estar em estado de graça. Portanto, àqueles que não foram batizados, ou seja, os não católicos não podem receber este sacramento.

Os católicos, contudo, devem pedir – se possível –  por si mesmos os confortos da Religião, acompanhado de gratidão para com Deus, lembrando de confessar-se antes.

In corde Iesu et Mariae,

André Palma.