Significado do Pallium
PERGUNTA
Nome:
Marilia
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG,
Religião:
Católica
Idade:
48 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
professora

Gostaria de saber a nomenclatura correta daquela espécie de gola usada pelos sacerdotes, em situações formais, que também identificam seu estado.
Falem-me sobre a obrigatoriedade do uso e as ocasiões corretas.
Agradecida
marília
RESPOSTA

Prezada Marília, Salve Maria!

Acredito que a “gola” a qual a senhora se refere trata-se do “pallium”.

O Pallium é um vestuário litúrgico feito de lã branca com 6 pequenas cruzes usado em torno do pescoço.

A lã é retirada de dois cordeiros, símbolo de Cristo, apresentados anualmente na festa de Santa Inês (21 de janeiro). Sendo então solenemente abençoados, o Pálio feito da lã do cordeiro é entregue ao Papa que o envia para os arcebispos.

O uso do Pallium é reservado ao Papa e aos Arcebispos, os Bispos extraordinariamente podem receber o pallium como penhor de um favor especial, contudo isto não lhes aumentam seus poderes ou jurisdição. O Papa pode utilizar o pallium em qualquer ocasião; os outros, mesmo o arcebispo, apenas podem utilizá-lo em suas respectivas dioceses, nas datas e ocasiões designadas no “Pontifical” (Crismas, grandes festas litúrgicas, etc).

Pallium

Utilizado pelo Papa, simboliza a plenitude do ofício pontifical; utilizado pelo arcebisto, tipifica sua participação no supremo poder pastoral do papa – o arcebispo que não recebe o pallium não poderia exercer nenhuma de suas funções como metropolitano ou qualquer uma de suas prerrogativas. No caso dos bispos, o uso é apenas ornamental.

In Corde Iesu et Mariae,

André Palma