Dons e vocação
PERGUNTA
Nome:
margareth
Enviada em:
Local:
Porto Alegre - RS,
Religião:
Católica
Idade:
46 anos
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
funcióaria pública

QUERO SABER SOBRE O QUE SÃO DONS E O QUE É VOCAÇÃO. COMO POSSO DESCOBRIR QUE DOM EU TENHO.
RESPOSTA

Muito prezada Margareth,
Salve Maria!

    Quando somos batizados recebemos todos os dons do Espírito Santo que são os dons da Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, Fortaleza. Piedade e Temor de Deus.
    A Sabedoria é dom pelo qual Deus nos permite conhecer de modo mais claro a ordem de todas as coisas com relação ao Criador e das coisas entre si mesmas.
    O dom da Inteligência nos permite compreender de modo mais profundo e mais claro as verdades reveladas por Deus, os princípios da Fé e da vida sobrenatural.
    O dom da Ciência permite conhecer mais claramente os princípios da ordem natural.
    O dom do Conselho é aquele que permite que, aplicando os dons anteriormente citados, demos conselho, em um caso concreto, para o próximo, o que é melhor que ele faça.
    O dom da Fortaleza é aquele que nos dá forças para suportarmos com paciência dores, e até o martírio, por amor de Deus.
    O dom da Piedade nos permite defender os direitos e a justiça de nosso próximo, especialmente de nossos pais e os Direitos de Deus.
    O dom do Temor de Deus faz com que ajamos sempre por amor a Deus não querendo jamais ofendê-Lo , e nem magoá-Lo
    Recebemos esses dons para nosso proveito espiritual, e para que ajudemos o próximo.
    Os sete dons do Espírito Santo nos são dados em graus variados, conforme o que Deus quer de cada um de nós, conforme nossa vocação.
    Cada pessoa recebe de Deus uma missão particular na vida. Deus quer que façamos algo particularmente, enquadrando-nos no plano geral que Ele tem na História. A esse chamado especial de Deus damos o nome de vocação.
    Propriamente se dá o nome de vocação ao chamado de Deus para alguém ser sacerdote, frade ou freira, isto é, para aqueles a quem Deus chama para uma vida mais dedicada a Deus.
    Só em sentido analógico, menor, chamamos de vocação ao chamado à uma vida comum, porque  ao que é comum não se dá nome particular. Assim , só analogicamente se diz que alguém tem vocação para o casamento, porque isso é  normal e o comum.
     Para saber se alguém tem vocação religiosa, deve-se rezar pedindo a Deus que deixe claro o que Ele quer de nós. Depois é aconselhável consultar um sacerdote experiente e sábio para que ele dê uma segura orientação.