Explicação de Efésios 2, 8-9
PERGUNTA
Nome:
Andréia Nicoletti
Enviada em:
Local:
Joinville - SC, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Andreianic@yahoo.com.br

Prezados membros da Associação Cultural Montfort

Gostaria de uma explicação de Efésios 2, 8-9 referente as obras:

"Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante
a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro
dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém
se glorie."

Que me foi enviada por um protestante,
em defesa da sua seita herética, que teimam
em pegar apenas um versículo isolado...
RESPOSTA
Cara Andréia, salve Maria.

     Perdoe-nos a demora em respondê-la.

     A palavra heresia significa escolha, portanto herege é aquele que escolhe. Os protestantes são hereges porque escolhem na Bíblia os trechos que aparentemente lhes dão razão e ignoram aqueles trechos que os contradizem.

     Um exemplo claro disso é que a citação que fazem da carta de São Paulo aos Efésios continua afirmando o que segue:

"Por que somos obra Sua, criados em Jesus Cristo para boas obras, que Deus preparou para caminharmos nelas."(Efésios, 2:10).

     Ora, Deus nos criou para boas obras. Porque então os protestantes renegam a necessidade das obras, se Deus nos criou para elas?

     Na verdade, somos salvos por Fé é obras, pois como disse São Tiago, em sua carta, "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma" (Tiago, 2:17).

     Coloque esta citação para os protestantes refutarem... Eles obviamente não conseguirão, ou inventarão uma explicação absurda. Nem Lutero conseguiu se livrar desta. Tanto que quis tirar a Epistola de São Tiago da Bíblia protestante, e a chamou de "carta de palha".

     Espero tê-la ajudado.

Sancte Michael Archangele, defende nos in praelio,
Paulo Sérgio Pedrosa