Interseção dos santos no céu
PERGUNTA
Nome:
Hipólito
Enviada em:
Local:
Campinas - SP,
Religião:
Católica
Idade:
34 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Prezados Senhores,

Gostaria de entender melhor uma célebre frase de Santa Teresinha do Menino Jesus: "Passarei o meu Céu fazendo o bem aqui na terra". Entendo que cabe aos santos interceder junto a Deus pelas pessoas que ainda peregrinam por esta vida. Mas Santa Terezinha diz mais.. mais que "interceder" pelo bem e sim "fazer" o bem. Essa afirmação não dá margem a uma interpretação "espiritualista" de que todas as pessoas que já morreram, nossos entes queridos, etc. exercem uma forte influência sobre nossas vidas??? Se é possível "passar o Céu fazendo o bem na terra" não seria coerente admitir a possibilidade de alguém "passar seu inferno fazendo o mal na terra", nos prejudicando, colocando pedras em nosso caminho (as tais "almas penadas" ou "encostos")???? E quanto ao "abismo" que separa os "dois mundos", citado na parábola do Rico e de Lázaro?????

Aguardo sua resposta e desde já agradeço!

Um abraço!

Hipólito
RESPOSTA
Prezado Hipólito, salve Maria.

Quando Santa Terezinha diz que queria passar o céu fazendo o bem na terra ela não pretende dizer que atuaria diretamente na terra, o que é impossível, normalmente, como você bem salienta. Ela quer dizer que intercederá continuamente a Deus para que atenda aos que rogarem a sua intercessão. Ela faria o bem na terra não diretamente, mas apenas indiretamente por meio de suas preces a Deus. Aliás, todos os santos, ao fazerem milagres após a morte, não os fazem diretamente, mas por meio de Deus a quem eles imploram o milagre pedido pelos seus devotos.

Recomendo-lhe que tenha muita devoção a essa grande Santa, que ela lhe alcançará, por seus rogos a Deus, as graças que você pedir a ela.