O que é Igreja?
PERGUNTA
Nome:
José
Enviada em:

Sr. Orlando Fedeli

Li uma resposta do senhor sobre Igreja. Sou católico apostólico romano, moro em Fortaleza - CE. Participo de encontro de casais e o padre de nossa congregação nos passou uma tarefa de casa.

Questionamento: "Para vocês, o que é uma Igreja?"

Será que o senhor poderia me ajudar a rseponder essa pergunta ?

José Mozart.

RESPOSTA

Prezado senhor José Mozart,
Salve Maria.

Em primeiro lugar, a pergunta de seu vigário já está errada. A Igreja é como Cristo a instituiu. Nossa opinião sobre o que ela é -- e mesmo a opinião do Padre -- nada muda no que ela é.

A pergunta do seu vigário é paralela a esta: na sua opinião, o sol é quente ou brilha ?

A pergunta revela uma mentalidade subjetivista e relativista, de quem não tem certeza de nada.

Só podemos ter opinião sobre o que desconhecemos. Sabemos o que é a Igreja: ela é uma instituição divina e humana, fundada por Nosso Jesus Cristo sobre a autoridade de Pedro e de seus sucessores. Ela é divina, porque Cristo é a sua cabeça, e é humana porque os católicos - isto é, os que foram batizados, crêem em tudo o que a Igreja ensina, obedecem ao Papa (sucessor de Pedro como vigário de Cristo) e aceitam seus sacramentos - são os seus membros.

Isto é a Igreja: Corpo Místico de Cristo. Que está na Igreja pode se salvar. Quem está fora dela não se pode salvar, pois como ensinou o IV Concílio de Latrão, "Fora da Igreja não há salvação".

Não temos direito de ter "opinião" sobre o que é a Igreja. Devemos aceitá-la tal qual Cristo a estabeleceu.

Se alguém não aceitar a Igreja como Cristo fundou-a, ele deixa de ser católico. Nem o Papa pode mudar a constituição da Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.