Deismo
PERGUNTA
Nome:
Marcos
Enviada em:

Prezado Professor Orlando Fedeli

Tenho percebido que alguns padres católicos sustentam que Deus criou seu mundo completo e perfeito, e depois partiu, deixando a humanidade por sua própria conta.

De forma semelhante, tenho verificado que algumas pessoas católicas dizem que Deus nos entregou a Bíblia e se afastou, deixando-nos sós para usar o texto como pudermos, sem nenhuma comunicação individual com Ele.

Ouvi dizer que isso seria chamado "deismo". Na sua avaliação, como nós, católicos, devemos tratar deste assunto? A comunicação entre Deus e os homens ocorreu somente no período apostólico, ou continua acontecendo nos dias de hoje?

Cordialmente,

Marcos
RESPOSTA
Muito prezado Marcos, salve Maria!

Você tem razão ao acusar a postura dos que acham que Deus não cuida dos homens é deísta.

Como pode um católico imaginar -- e dizer -- que Deus não cuida de nós, se Ele nos deixou a Eucaristia?

E quando recebemos a Cristo na hóstia consagrada, podemos conversar com Ele, presente em nossas almas.

Cristo esta realmente presente em todos os sacrários da Terra. Ele não nos abandona nunca.

É claro também que Deus continuamente vela por nós, pois Ele nos deixou a Igreja Católica, que maternalmente nos guia na senda da verdade, e nos santifica pelos sacramentos.

Ele nos deixou Maria por Mãe, no alto do Calvário, pouco antes de morrer.

Ele nos deu, a cada um de nós, um Anjo da Guarda, que nos ilumina e protege.

Deus nos assiste continuamente por meio de graças. A Providência divina nos atende em todas as nossas necessidades. Ele nos mantém vivos e nos alimenta.

Tudo o que somos, tudo o que temos devemos a Ele.

A única coisa que cessou de ser feita foi a revelação, porque ela se completou na morte do último Apóstolo.

Esperando tê-lo elucidado, e convidando-a confiar em Deus e a rezar sempre, me despeço

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.