Batismo para adultos
PERGUNTA
Nome:
Eliane
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
33 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Prezado professor Orlando Salve Maria

Gostaria de saber à respeito do Batismo para adultos se é necessário os padrinhos, e se independe a sua religião ?

Gostaria de saber também se, sem o batismo, a pessoa não recebeu os dons do espírito santo ?

Antes do Batismo a pessoa deve confessar os seus pecados ?

O quê significa a palavra "Católico" ?

O quê foi a inquisição ?

Uma pessoa que não pertence a religião católica, mas é uma pessoa que sempre fez o bem aos outros, não se salvará ?

O catecismo foi retirado da Bíblia ?

Obrigada.

Eliane.

RESPOSTA
Prezada Eliane, salve Maria.

Você coloca muitas perguntas ao mesmo tempo, e perguntas de natureza muito diversa. Hoje lhe respondo as questões que você colocou sobre o Batismo. Como você deve saber, o Batismo é um sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para perdoar o pecado original em nós, fazer-nos filhos adotivos de Deus, membros da Igreja Católica, e herdeiros do Céu. Pelo Batismo somos inseridos na Igreja, como membros do Corpo Místico de Cristo.

Para sermos batizados devemos ter fé em tudo o que Cristo ensinou, e querer pertencer à sua única Igreja, que é a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja é Católica, palavra que quer dizer universal, porque Cristo fundou a sua única Igreja para todos os homens, de todos os povos, de todas as raças, ricos e pobres, sábios e ignorantes, enfim, para todos. Ele quer que todos tenham a verdade, e que todos se salvem.

Os padrinhos de Batismo devem ser católicos, sim, porque eles devem ser como pais na fé, para os que são batizados, responsabilizando-se por sua fidelidade à Igreja, à doutrina católica, e por sua formação moral. Quando uma pessoa adulta é batizada, o Batismo apaga não só o seu pecado original, como apaga também todos os seus pecados pessoais, bastando que ela se arrependa deles, sem precisar, então, confessá-los. Ela deve confessar os pecados que cometer depois do Batismo, caso os cometa.

A Igreja ensina a todos uma só verdade. O Catecismo ensina as mesmas coisas que se estudam na Teologia, mas em nível mais simples. O que está no Catecismo é a doutrina da Igreja, doutrina que Ela recebeu de Deus pela Sagrada Escritura (a Bíblia) e pela Tradição. São duas as fontes da verdade da Igreja: a Tradição e a Escritura. O depósito da Fé foi confiado por Cristo à Igreja, tendo o Papa as chaves do Reino do Céu, isto é, a autoridade para decidir o que está certo ou errado, o que está de acordo com a Bíblia e a Tradição, assim como o Papa é que tem a autoridade para condenar algo como sendo contrário à revelação da Bíblia ou contra a Tradição.

Sobre a Inquisição, peço-lhe que procure, no site Montfort, as explicações que já dei a outros consulentes.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.