Padrinho de Crisma
PERGUNTA
Nome:
Jairo
Enviada em:

Olá prof. Orlando, tudo bem?

Salve Maria, Theotokos!!!

Vou ser padrinho de crisma de um primo.

Eu vejo isso como uma responsabilidade e uma honra ter sido escolhido.

O que seria um bom presente de padrinho para afilhado?? Um Catecismo?? Ou "A Cidade de Deus" de Santo Agostinho (muito complicado para um menino de 15 anos???)

A Missa de Crisma vai ser sábado (05/10)...

Ah, ele é um caboclinho de coração bom demais e eu queria ajudá-lo a ter bom discernimento quanto ao que a RCC prega, pois a mãe, as tias são bastante "dentro" da RCC... sabe aquele negócio de "o padre falou, tudo bem..."??? Pois é, primeiro a Igreja, depois o resto...

Quais serão minhas obrigações como padrinho??

Um abraço,

Jairo
O que seria um bom presente de padrinho para afilhado? Um Catecismo?"
RESPOSTA
Muito prezado Jairo, salve Maria.

Meus parabéns por ter sido escolhido como padrinho de Crisma de seu primo. Este é um sinal de que ele o admira, enquanto católico.

O Crisma é o sacramento que nos faz soldados de Cristo. Isto certamente soa muito mal, hoje, pois que só se fala em paz a qualquer preço, e se considera que toda guerra é má.

Pois ensine a seu primo que a Igreja Católica é militante, que ela está sempre sendo combatida pela Antiigreja de Satanás. Que os hereges estão sempre perseguindo a Igreja única de Nosso Senhor, que eles procuram deturpar continuamente a verdade, e que a verdadeira vida cristã de um jovem, hoje, consiste em estudar a verdade católica, para defendê-la custe o que custar. Faça com que ele tenha uma alma de apóstolo e de cruzado.

Quanto a um bom livro de presente para ele, é difícil encontrar um em português, pois que nas livrarias ditas católicas, hoje, se encontra mais facilmente um livro de macumba, yoga e budismo do que a biografia de um santo.

Se você puder encontrar uma boa biografia de Santo Inácio ou de São Francisco Xavier, ou de Dom Bosco, creio que fariam bem a seu primo. Outrora, havia uma biografia popular de São Francisco Xavier de uma autora chamada Daurignac que era passável. Se encontrar um assim, compre-o para seu afilhado.

É seu dever orientá-lo para que ele seja um católico firme e lutador, e rezar sempre por ele. Trate-o com caridade, a qual inclui a misericórdia e a firmeza. Sobretudo dê-lhe sempre bom exemplo.

In Corde Jesu, semper,
Orlado Fedeli