Comunhão
PERGUNTA
Nome:
Marcelo
Enviada em:
Local:
Ji-Paraná - RO,
Religião:
Católica
Idade:
36 anos
Escolaridade:
Pós-graduação concluída

Porque nas missas, no momento da comunhão, nos é entregue apenas a hóstia(pão) e não o vinho. Jesus não mandou comer e beber?
RESPOSTA
Muito prezado Marcelo, salve Maria!

Ao consagrar o pão, na Missa, toda a substância do pão é transubstanciada sacramentalmente na carne de Cristo, e por concomitância fica presente Cristo inteiro em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Na transubstanciação do vinho sacramentalmente toda a substância do vinho se torna o Sangue de Jesus Cristo, e, por concomitância está presente Cristo inteiro com Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Portanto, quando se comunga a Hóstia se recebe Cristo todo, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Por isto, a Igreja, para evitar que caísse ao chão uma só gota do Sangue de Cristo, determinou que os fiéis recebam a Cristo apenas sob as espécies de pão, já que recebendo a Hóstia consagrada se recebe Cristo todo.

É apenas uma questão de prudência e cuidado, para evitar sacrilégios.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.