Confissão
PERGUNTA
Nome:
Eduardo
Enviada em:
Local:
Recife - PE,
Religião:
Católica
Idade:
26 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Olá amigos, venho aqui para vcs me tirarem uma dúvida: o sacerdote pode realizar confissões por telefone ou internet ( nas salas de bate-papo )?
RESPOSTA
Muito prezado Eduardo, salve Maria!

A confissão é um sacramento, e os sacramentos exigem contato pessoal do Ministro do Sacramento com aquele que recebe o Sacramento. Confissão por telefone não é possível. Muito menos pela Internet. Assim também a Missa pelo rádio ou pela TV não permite cumprir o preceito. Isso virou show e show até profanador e de baixa qualidade, que pode agradar a "católicos apostólicos corintianos" ou flamenguistas, como um vizinho meu, que ouve e vê, todo domingo, uma Missa pela TV com cânticos ridículos e horríveis.

Quanto ao fato de que muitos padres já não confessam nos confessionários, mas recebem os fiéis em saletas para "bate papos", mais psicanalíticos do que sacramentais, deve-se lembrar que o Santo Padre o Papa João Paulo II determinou em recente documento -- Misericórdia Dei -- que fossem restabelecidos os confessionários nas igrejas e com grades, para manter, o quanto possível, o incógnito do penitente, e para separar fisicamente o confessor daquele -- e principalmente daquela -- que acusa seus pecados.

Infelizmente, no Brasil, a ordem do Papa de que se recoloquem os confessionários nas igrejas foi pouco obedecida. E os mais rebeldes são exatamente aqueles que mais exigem obediência ao Vaticano II, como se ele fosse o único e maior concílio da Igreja católica. O que não é verdade.