Comunhão de joelhos
PERGUNTA
Nome:
Walmira
Enviada em:
Religião:
Católica

Gostaria de saber porque não se pode mais receber a Sagrada Eucaristia de Joelhos e na boca? como foi a mudança disso tudo?
RESPOSTA

Prezada Walmira,
Salve Maria.

Essas modificações, como muitas outras, foram sendo feitas ao arrepio da lei canônica, depois do Vaticano II.
O Concílio havia determinado que se conservasse a Missa em latim. Quatro anos depois de seu encerramento, Paulo VI decretou a Nova Missa em vernáculo.

A Santa Sé determinara que a comunhão fosse dada aos fiéis de acordo com o costume, que no Brasil era de joelhos e na boca.

A CNBB determinou que a comunhão poderia ser dada também na mão. Acabou sendo dada exclusivamente na mão, com todos os abusos que se conhecem.

A "práxis" parece ser esta: qualquer que seja a lei e o costume, eles são violados, e a violação passa a ser lei, ficando absolutamente proibido o que estava estabelecido pela lei e pelo costume.

Lamentavelmente é assim.