Idolatria
PERGUNTA
Nome:
Carlos
Enviada em:
Local:
Canoas - RS,
Religião:
Católica
Idade:
49 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Servidor Público Estadual

Prezado Professor Orlando Fedeli

"Paz a esta casa" Mt 10, 12

Professor, li sua resposta e, desculpa-me, não me conformei com a resposta. Naqueles dois capítulos citados o "ídolo" confeccionado, pelo que pude entender, representa Deus (Javé) e não um outro deus, sendo que no final do 18 lê-se que aquela situação (a "idolatria" ao Senhor) durou até a invasão pela Assíria e a deportação para a Babilônia, correto? (Não sei se situei bem o contexto histórico...) Vemos no início do 17 a consagração da prata (que foi confeccionado o ídolo) ao Senhor, dentro da lei mosaica. Não teria sido por isto que Deus não se manifestou contrário, visto ter durado bastante tempo aquela "idolatria" (ao Senhor)?

No aguardo de vosso esclarecimento, despeço-me desejando-lhe que o preciosíssimo Sangue de Cristo (o qual homenageamos este mês) seja "derramado" sobre esta Associação e lhes tragam todos os benefícios (lavai, purificai, perdoai, ...).

Atenciosamente.
Roberto
RESPOSTA

Muito prezado Carlos Roberto,

 salve Maria!

Não há mal em você insistir.

Peço-lhe que note que a Sagrada Escritura chama sempre essa estatua de ídolo . Portanto, há nessa qualificação uma condenação, porque os ídolos eram e são coisa proibida.No capítulo XVII, 5 se diz que a estátua era um deus. No cap.XVIII, 24 se diz que as esculturas eram de deuses . Portanto  ídolos .No cap.XVIII, 31 se torna a chamar a estátua de "o ídolo de Micas".

Depois se diz : "naquele tempo não havia rei em Israel" ( Juizes, XVIII, 31). E no início do capítulo XVII desse mesmo livro se havia dito: "Naquele tempo não havia rei em Israel, mas cada um fazia o que lhe parecia melhor" (Ju.XVII. 6). Ora, a repetição dessa expressão é para explicar porque havia esse abuso idolátrico, apoiado até por um levita.

Desse modo, não há nada no texto que indique que esse ídolo de Micas fosse uma imagem de Yahwé. Sinto não concordar com você, mas esse texto não serve para justificar a feitura de imagens, porque foi um abuso idolátrico. Agradeço sua vontade de cooperar, assim como suas palavras de elogio a nosso site.

Escreva-me sempre.