"Filha de Sião"
PERGUNTA
Nome:
Lili
Enviada em:
Local:
Serra - ES,
Religião:
Católica
Idade:
25 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

Olá   Gostaria de saber porque é usada a expressão "Filha de Sião" à mãe de  Jesus, Maria?

Com se dá a história de Sião?

Obrigada

Lili

RESPOSTA
Prezada Lili, salve Maria !

Sion é o nome da colina de Jerusalém, onde foi construído o Templo de Salomão.

Por metonímia -- figura de estilo que designa o todo por uma de suas partes -- se diz Sion para designar a própria cidade de Jerusalém, ou, por extensão, o próprio povo judeu.

Filha de Jerusalém indica, genericamente uma mulher judia.

Propriamente, porém, filha de Jerusalém designa aquela mulher israelita que foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Messias, Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado.

Filha de Sion é, então, um modo de chamar a Virgem Maria, Mãe do Verbo de Deus encarnado, Jesus Cristo. Por isso, se diz de Maria Santíssima: "Tu, glória de Jerusalém, tu, alegria de Israel, Tu, Honra de nosso povo".

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.