Palmas na Missa
PERGUNTA
Nome:
Edu
Enviada em:
Local:
MG,

Prezado Prof. Orlando.

Minha pergunta pode até parecer tola, mas estou com essa duvida: A partir desse ano em minha paróquia, a assembléia começou a bater palmas após a leitura do evangelho, está prática está correta?

Edu.MG

RESPOSTA

Muito prezado Edu,
Salve Maria.

A Missa é a renovação do sacrifício do Calvário. Nela, Cristo morre de novo, incruenta e misticamente, para nossa salvação. Daí a Missa ser uma cerimônia, de si, triste.

Não tem o menor cabimento, quando Cristo morre misticamente, renovando o sacrifício da cruz, haver aplausos.

Você acharia certo alguém bater palmas ao assistir a morte de seu pai? É claro que não.

Logo, na Missa, é um absurdo bater palmas. Missa não é festinha de aniversário.

Por outro lado, os que assistem à Missa participam do sacrifício, ofertando suas vidas a Nosso Senhor, cada um pessoalmente. Por isso, os que estão presentes à Missa não são uma assembléia. São os protestantes que dizem formar uma assembléia.

Essas inovações protestantizantes violam o que há de mais sagrado na Liturgia Católica.