Reverência ao Santíssimo
PERGUNTA
Nome:
Isabella
Enviada em:
Local:
Salvador - BA,
Religião:
Católica
Idade:
18 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

olá SEu Orlando... te Saudo com meu Anjo da Guarda!

Gostaria de saber a respeito da reverência ao Santíssimo Sacramento. o Que a igreja diz em relação a Conversas, danças diante do Santíssimo exposto, alguns dizem que por Jesus ser Nosso Amigo,não tem problema conversar com outras pessoas diante DEle, dar risadas, dançar, mesmo que digam que fazem com respeito e amor, mas sinceramente não acho o momento diante do Santíssimo adequado pra esse tipo de ação, me pergunto aonde estaria a Santa Reverência o Espírito contemplativo diante do mistério. São Francisco sempre foi muito reverente e nem por isso ficou distante da Intimidade com DEus, não é a toa que recebeu a GRaça das Chagas, n é?

Obrigada. ESpero sua resposta :)

RESPOSTA
Muito prezada Isabella, salve Maria!

Você tem completa razão.

É uma falta de respeito, é um absurdo -- mais -- é uma profanação dançar diante do Santíssimo Sacramento.

Tudo o que se faz, desgraçadamente hoje, só leva a perder a fé na presença real de Cristo na Eucaristia. É isso mesmo que o Papa João Paulo II chamou de abusos na encíclica Ecclesia de Eucharistia. É contra esses abusos e profanações que o Papa -- como se anuncia -- vai assinar decretos, logo mais.

Diante do Santíssimo Sacramento devemos ter uma atitude de adoração cheia de respeito e de contrição. Se até os anjos tremem diante da face de Deus, se os judeus que iam prender a Jesus Cristo caíram no chão, quando Ele lhes disse: "Eu sou", como poderemos nós tomar atitudes mundanas e desrespeitosamente profanas diante dAquele que criou os Céus e a Terra e que vai nos julgar?

Por isso, mantenha sempre atitude de piedade e de respeitosa adoração diante de Nosso Senhor, e jamais deixe de condenar e de pedir perdão, pelo menos no interior de seu coração, pelas profanações a que assistir.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.