Missa de S. Pio V
PERGUNTA
Nome:
Mário
Enviada em:
Local:
Itápolis - SP,

Olá. Tenho uma dúvida quanto ao rito da missa.

O Concílio Vaticano II, se não em engano, aprovou o novo rito da missa, bem como sua celebração no vernáculo.

A aprovação do novo rito proíbe que se celebre a missa segundo o rito tridentino ? É possível celebrar o novo rito em latim ? Pode um padre celebrar a missa segundo o rito tridentino, sem que para isso peça autorização ou permissão ?

Agradeço desde já pela atenção.

Pode um padre celebrar a missa segundo o rito tridentino, sem que para isso peça autorização ou permissão ? Pode um padre celebrar a missa segundo o rito tridentino, sem que para isso peça autorização ou permissão
RESPOSTA
Prezado Mário, salve Maria!

O Concílio Vaticano II não estabeleceu uma Nova Missa. Ela foi feita posteriormente, e até mesmo contrariando certas recomendações do Vaticano II. Por exemplo, o Concílio não mandou que a Missa Toda fosse rezada em vernáculo, mas apenas algumas partes.

A Missa de São Pio V jamais foi oficialmente proibida, mas praticamente se impediu, por toda a parte, que ela fosse rezada.

Agora, com o fim do cisma de Campos, o Papa autorizou a Missa tridentina, e os padres da Fraternidade São João Maria Vianney de Campos poderão rezar a Missa de sempre em qualquer lugar, desde que o Bispo local lhes permita isso.

Esperam-se novas concessões por parte de Roma.