Alma da mulher não é imortal
PERGUNTA
Nome:
Elaniê
Enviada em:
Local:
Ivaipora - PR,
Religião:
Católica
Idade:
39 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Digitadora

Bom dia, li um texto ( duvidoso) onde o autor atribuia a Santo Tomás
de Aquino que, a "alma da mulher não é imortal". Procede?
RESPOSTA

Prezada Elaniê, Salve Maria!

Sem dúvida! O texto que a senhora leu certamente não traz a sã doutrina de Santo Tomás.

A frase: “alma  da mulher não é imortal”, é um si uma contradição. Pois, sendo a alma espiritual e, portanto, simples – não pode corromper-se, ou seja, morrer. Por isso, a alma humana é sempre imortal, seja a de um homem ou de uma mulher.

Nossa alma possui 3 principais propriedades:

1-     A alma é intelectiva, ou seja, é capaz de compreender.
2-     A alma é volitiva, ou seja, é capaz de querer.
3-     A alma é sensitiva, ou seja, torna nosso corpo capaz de sentir.

As duas primeiras propriedades são as mais importantes: o entender e o querer.

A finalidade do entender é a compreensão da verdade. Nossa inteligência busca a verdade.
A finalidade do querer é aquisição do bem. Nossa vontade quer aquilo que é bom.

Esta questão é o fundamento pelo qual todo homem por sua própria natureza tende para Deus – “Homo iure nature tenetur ad Deum”.

Pois, qualquer pessoa não se satisfaz com qualquer verdade, nem com qualquer bem.

Todo homem busca a Suma Verdade, e o Bem inamissível.

Ora, quem senão Deus é esta Suma Verdade e Sumo Bem?

Por isso, dizia Santo Agostinho: “sicut anima est vita corporis, ita Deus est vita animae”- (assim como a alma é a vida do corpo, assim também Deus é a vida da alma).

Esperando tê-la respondido

In corde Iesu et Mariae,

André Palma