Ciência e Fé

Física Quântica
PERGUNTA
Nome:
Tiago Santa Fé Matos
Enviada em:
Local:
Itabuna - BA, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau em andamento

Olá equipe da Montfort

Eu li algumas das cartas enviadas, e achei muito bom o trabalho que vocês fazem aqui.
Gostaria de saber o que vocês acham sobre a Física Quântica e de suas teorias, como a do "universo paralelo"; a teoria da relatividade; e de seus estudiosos, como Eisten, Maxwell entre vários outros.
Eu vi um pouco dessas teorias no filme "Quem Somos Nós".

Muito Obrigado ^^
RESPOSTA

Caro Tiago, salve Maria.

     A Física Quântica é uma área onde ainda existe muita especulação, como por exemplo, a dos universos paralelos que você cita. E enquanto especulação, muitos aproveitam para tirar conclusões filosóficas falsas.
     Quanto à Física da Relatividade, ela está bem estabelecida. Mas, do mesmo modo, tiram-se conclusões filosóficas muitas vezes falsas. Por exemplo, invocando-se a Relatividade, alguns dizem que tudo é relativo. Primeiro, Einstein nunca disse isso; segundo, a relatividade se refere ao movimento (todo movimento só pode ser definido em relação a algum referencial), e portanto não podemos aplicar esse conceito a tudo.
     Quanto aos cientistas que você cita, ou qualquer outro, o que haveria a se dizer?
     Não assisti a esse filme, mas muito provavelmente, como qualquer filme, há muita besteira e superficialidade sobre ciência.
     Suas perguntas são um tanto vagas, mas se houver alguma pergunta mais específica sobre esses temas, por favor, escreva-nos.

Edson D. Vecchia