Ciência e Fé

Alquimia
PERGUNTA
Nome:
Hamilton
Enviada em:

Agradeceria muito se me dessem uma dica de site com informacões sobre alquimistas,
pois necessitava de informações para um trabalho escolar do meu filho.

Hamilton

RESPOSTA

Prezado senhor Hamilton,
Salve Maria.

A Alquimia é uma ciência esotérica, secreta. Ela é uma química gnóstica.
Seu nome vem de Al Chemi, isto é, o Egito, pois era a ciência do Egito. De Alquimia, curiosamente, veio a palavra Química.

A alquimia tem fundamento gnóstico e mágico. Ela pretende que todas as coisas são feitas, no fundo, de uma só substância: o ouro. Por meio de receitas mágicas se poderia transformar qualquer coisa em ouro. A Alquimia dizia que buscava encontrar a chamada pedra filosofal, a qual teria o poder de transformar tudo em ouro. Buscava ainda o Elixir da longa vida ou da eterna juventude. Em suma, buscava acabar com a morte e a pobreza, isto é, com a cruz de Cristo.

Na verdade, quando a alquimia dizia que tudo era feito de ouro, ela queria dizer que no homem haveria uma partícula do espírito de Deus, e que todo homem, por meio de certas técnicas seria capaz de se tornar Deus. Era o alquimista que deveria ser transformado em deus, em "ouro".

A Alquimia se expressava sempre por meio de mitos e imagens sexuais, e sempre contava com auxílios diabólicos para alcançar seus fins, já que toda a magia é diabólica.

Aconselhamos a evitar que seu filho leia livros sobre esse tema, visto que tudo que é ligado ao demônio é sempre muito sedutor. Por isso a Igreja sempre proibiu que se lessem livros sobre esse assunto.

Acreditando, desta vez, tê-lo auxiliado em algo, despedimo-nos,

in Corde Jesu,