Arte

Condenação ao Rock
PERGUNTA
Enviada em:
Local:
Curitiba - PR, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Conferente

É com muito medo e apreenção que escrevo a vocês,eu li algumas matérias aqui escritas e vi que varias coisas das quais eu escuto e vejo por aqui e por tv(em se tratando dos católicos) estão erradas segundo seus comentários.Eu gosto do ROCK católico e não(li a materia sobre o METAL), tinha um grande apego pela RCC,assistia a Canção Nova, e escuto Pe Fábio de melo dentre outros cantores Católicos.Gostaria de saber se em tudo que vocês escreveram aqui vocês tiveram a aprovação de superiores na Igreja e se realmente posso confiar e acreditar no que dizem a respeito da musica(METAL),a respeito do Pe Fábio de melo,e da canção nova,da RCC dentre outros termos citados aqui que na qual se resume na RCC;são verdadeiros e corretos.
Tenho muita fé em Deus nosso senhor.Eucaristia algo que nenhum Católico pode dizer que Jesus não esta presente no meio de nós e principalmente no ato da Eucaristia o momento mais extraordinário da missa em que você esta em sincronia com Jesus,sentindo-o ali dentro de você;Espero que o nosso Pai perdoe o que o Pe Fábio de mello disse sobre a Eucaristia e outras coisas em seu livro(como vi aqui na Monfort).Independentemente do que escuto seguirei firme na fé crendo em Cristo ressucitado,que se faz presente na Eucaristia;mas se realmente for confirmado que tais estilos de musica sao contra nossa doutrina eu sem penssar duas vezes irei parar de escuta-las.Gostaria que me respondessem no meu email (
...@hotmail.com) Por favor peço ajuda quanto a estes esclarecimentos,para que me ajudem a ser mais firme em minha doutrina. . .desde já muito obrigado

Abraços, X
RESPOSTA
Muito prezado X,
Salve Maria.

     Nossa opinião pessoal não tem valor nenhum. O que vale é a doutrina católica. Por isso é que defendemos somente o que a doutrina católica defende, e só condenamos o que a Igreja Católica condena.

     Você me pergunta se há condenações de autoridades católicas ao Rock.
     É evidente que sim.
     O Cardeal Ratzinger – que agora é o nosso Papa Bento XVI, gloriosa e valentemente reinante – condenou o rock em seu livro "Introdução ao Espírito da Liturgia".
     Nesse livro, falando da impropriedade do rock na missa ele o chamou de anti culto. Veja aqui as palavras que ele escreveu sobre isso:

“Com respito a isso, a música “rock” é expressão de paixões elementares, que nos grandes festivais de música rock assumiram características cultuais, isto é, de um contra culto que se opõe ao culto cristão. O rock quer libertar o homem de si mesmo no evento de massa e no revolvimento mediante o ritmo, o rumor e os efeitos luminosos, fazendo quem dele participa precipitar-se no poder primitivo do TODO, mediante o êxtase do dilaceramento dos próprios limites” (Cardeal Joseph Ratzinger, Introduzione allo Spírito della Liturgia,  Ed, San Paolo, Milano, 2001, p. 144).

     Quanto aos erros da RCC e quanto ao escandaloso Padre Fãbio de Melo leia os trabalhos que publiquei, por exempo que escrevi na polêmica contra Padre Joãozinho que me desafiou e depois disse que era hora de se calar.