Arte

Umberto Eco
PERGUNTA
Nome:
Luciana
Enviada em:

Primeiramente, quero dizer que achei excelente o site, que encontrei por acaso, quando buscava na web informações sobre Umberto Eco.
Estou fazendo um trabalho sobre Umberto Eco (no momento leio "O Pêndulo de Foucalt"). Portanto, gostaria de saber onde posso obter mais informações acerca de Eco, sua obra e sua ligação com a religião católica.

RESPOSTA

Prezada Luciana, Salve Maria.

Umberto Eco não é católico. Pelo contrário, foi marxista e atualmente mostra simpatias pelos cultos "animistas" e demoníacos. Toda a sua obra é anti-católica. Veja, em nosso site, nosso ensaio sobre seu livro "O Nome da Rosa".

O livro "O pêndulo de Foucault" -- aliás um fracasso -- foi uma obra que ele só escreveu para desmentir o que havia afirmado no "O nome da Rosa" de que havia uma mensagem oculta nas entrelinhas do que escrevia. "O pêndulo de Foucault" procura demonstrar que não há conspiração na História... É uma obra que pretende ser feita com base na Kabballah, mas que de Kabballah usa apenas alguns termos genericamente.

Em suma, é um livro incomparavelmente inferior ao "O Nome da Rosa", que é uma obra prima.

Recomendo que leia, sobre Eco, "L'Idea Deforme", conjunto de ensaios de discípulos dele sobre a existência ou não de doutrina secreta em Dante.

Evidentemente, Eco pretende negar qualquer doutrina esotérica no autor da Divina Comédia, mas seus discípulos concordaram com ele apenas muito parcialmente.

Do ponto de vista estético, recomendamos muito que leia, de Eco, a "Estética Medieval", que é muito interessante.

É claro também que lhe será necessário ler o "Opera Aperta", um dos principais livros de semiótica de Umberto Eco.

Havendo algo em que pudermos ajudá-la, escreva-nos.

In Corde Jesu , semper,
Orlando Fedeli.