Arte

Música Barroca
PERGUNTA
Nome:
Gustavo
Enviada em:
Religião:
Católica
Idade:
20 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

Colocaram um texto de vocês sobre o rock num de site de rock. Li e achei bem interessante. Eu gostava de rock, mas comecei a frequentar a Igreja Catolica, e parei de ouvir rock. Peço que vocês me ajudem nessa conversão, e me indiquem um estilo adequado de música. Mande pro meu e-mail. Por Favor.

Obrigado.
RESPOSTA
Muito prezado Gustavo, salve Maria.

Fico muito contente que você tenha compreendido o mal do rock.

A música deve nos elevar à beleza que é uma imagem de Deus no mundo, visto que Deus é a beleza absoluta. Recomendo-lhe que vá procurando aperfeiçoar seu gosto musical, ouvindo somente música boa.

Não conhecendo a você pessoalmente, limito-me a dar-lhe um conselho genérico.

Procure ouvir música barroca. Creio que lhe agradaria muito ouvir obras de Haendel. São fáceis de encontrar gravações da Música Aquática e Música para fogos de artifício reais, que são muito bonitas. Todos os oratórios de Haendel são recomendáveis. Ouça ainda Vivaldi, Purcell, Jeremias Clark, Bach e demais compositores barrocos. Evite os românticos. As canções populares medievais e do antigo regime são lindas. Veja se encontra as chamadas Cantigas de Santa Maria ou gravações do grupo Hespérion XX de Jordy Savall. Marchas militares antigas, canções dos Meninos cantores de Viena, e canto gregoriano lhe farão muito bem.

Se você vier um dia a São Paulo, procure-me, que lhe emprestarei muitas gravações com prazer.

Escreva-me sempre, perguntando-me sobre alguma música que ouviu e gostou.