Defesa da Fé

Acão da Igreja contra o protestantismo
PERGUNTA
Nome:
Hebert
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Religião:
Católica

A paz de nosso Senhor.
Por acaso existe alguma preocupação da Igreja com o crescimento do protestantismo no Brasil e no Mundo?
Tirando o Ecumenismo tem algum projeto já em prática para combatê-los??
Desde já agradeço pela ajuda que recebo do site.
RESPOSTA

Caro Herbert, salve Maria!

Depois do Concílio Vaticano II, infelizmente impregnado pelo subjetismo religioso e filosófico, o combate doutrinário às falsas religiões parece ter ficado à deriva das funções de muitos do clero e algo sem importância para a salvação das almas. Dessa forma desenvolveu-se nos meios católicos a mentalidade de que todas as religiões são iguais, incluindo a religião católica. Agora "vale-tudo"... cada um tem a "sua verdade"... como nos manicômios...

Muita coisa ficou à deriva nestes tempos, incluindo o estudo do Catecismo, base da Teologia, até em escolas Católicas. [Aliás, onde estão agora os padres de todas as congregações, os irmãos maristas, as freiras que antes dirigiam e eram bem visíveis aos grupos, naquelas escolas?...]

E nesse abandono da doutrina e da prática da religião, neste "vale-tudo" de hoje, por que atacar os hereges?... perguntam eles... Assim não me consta, realmente, meu caro Herbert, que a CNBB, por exemplo, que se preocupa com tantas coisas mundanas [água, luz, moradia, MST, etc... etc...] esteja preocupada, como o senhor, com o abandono de muitos da Igreja católica e com o conseqüente crescimento do protestantismo no Brasil.

Ficarei realmente surpreso se num futuro próximo ler algum comunicado da CNBB relativo a alguma campanha na defesa da doutrina da Santa Igreja contra a herege doutrina protestante. Até o termo "herege" está ´"fora de moda"... Há muitos anos, meu caro Herbert, não ouço um bispo ou um sacerdote afirmar um velho dogma [ou seja, certeza]: "FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO"!... fundamento de todo o combate às heresias.

Mas, rezemos para que esse dia chegue o quanto antes possível.

In corde Iesu semper
Marcelo Fedeli