Defesa da Fé

Contradições do Vaticano II
PERGUNTA
Nome:
Andréia
Enviada em:
Local:
Joinville - SC,
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Andreianic@yahoo.com.br

Eu li o artigo “Por que me persegues?” Um comentário sobre a crise na Igreja, de Marcelo Fedeli, onde ele diz que:

“[...] Dessa forma, o atual “Povo de Deus” (ajuntamento em que foi amalgamado o ‘antigo’ Corpo Místico de Cristo), há quarenta anos ouvindo “que todos os caminhos conduzem ao Pai”, não mais milita, mas peregrina como barata tonta neste movediço e babélico “deserto ecumênico”, em que todas as religiões são verdadeiras, porque todos possuem a verdade, mesmo as mais absurdas, extravagantes ou contraditórias! [...]”.

Eu não entendi, se um Papa ensinou infalivelmente que existe apenas um caminho para o Pai e apenas uma Igreja Verdadeira, como o Concílio Vaticano II pode dizer ao contrário?
RESPOSTA

Prezada Andréia, salve Maria!
Pois é!... O seu estupor diante do Concílio Vaticano II é o mesmo de muitos católicos incluindo representantes da hierarquia.

Só faço um reparo à sua questão: não foi só “um Papa”, mas a Igreja sempre ensinou infalivelmente que há “apenas um caminho para o Pai e apenas uma Igreja Verdadeira”, como Nosso Senhor disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.  Ele não disse no plural, mas no singular.

A resposta à sua questão é uma: o Concílio Vaticano II, “Concílio mais dos peritos do que dos Bispos” (cfr. “O Reno se lança no Tibre”, Pe  RALPH  M. WILTGEN - 1967),  quis ser de caráter simplesmente pastoral e não dogmático. Dessa forma acabou colocando-se até contra muitos ensinamentos ou posições anteriores da Igreja. Eis, por exemplo, o que o próprio Papa Paulo VI afirmou ao seu amigo Jean Guitton, sobre esse aspecto daquele Concílio:

 "Pode-se dizer também que  o conjunto dos Bispos se colocou na escola, a ouvir, e que muitos ficam surpresos pelo fato que, em quatro anos, o seu ponto de vista mudou, se alargou, e que eles até aceitaram aquilo que antes do Concílio eles teriam julgado inaceitável, ou ousado demais" (Jean Guitton, Diálogos com Paulo VI, p.259 e 260 – Ed. Fayard, Paris, 1967).

No site MONTFORT você pode encontrar muitos artigos e cartas sobre esse crucial tema.

Permanecemos ao seu dispor para eventuais esclarecimentos.

In corde Iesu semper
Marcelo Fedeli