Defesa da Fé

Reencarnação, Exorcismo e Espiritismo
PERGUNTA
Nome:
Alexandre
Enviada em:
Local:
Toronto -
Religião:
Católica
Idade:
27 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

Olá professor Orlando Fidellis, venho já pela segunda vez buscar em seus conhecimentos informações para clarear-me mais uma dúvida sobre uma parábola da Bíblia, que por mim sendo apenas um leigo no assunto,não consigo decifrá-la.

Pois bem, vamos a ela. Gostaria que me explicase sobre a parábola de (Jo 6,55), em que se diz : "Aquele que come a minha carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu o ressucitarei no último dia."
A minha dúvida vem quando é citado a palavra ressucitarei, pois ela me confunde com reencarnação, acreditada nas seitas expiritas, é isto e ainda, gostaria se possivel, saber se o ato de Jesus Cristo ter ressucitado no terceiro dia em corpo e alma, não alimenta a idéia que os expiritas têm da reencarnação.

Muito obrigado desde já, e como eu gosto muito de ler seu site já vou lhe dizer que voltarei para abusar de sua bondade e clarear-me dúvidas novamente.

Esteja em paz.

Alexandre

RESPOSTA

Muito prezado Alexandre, salve Maria.

A frase do Evangelho que você cita --"Aquele que come a minha carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu o ressucitarei no último dia." -- não é uma parábola.

Parábola é uma história inventada, contendo um ensinamento.

A frase de Nosso Senhor que você citou, e que reproduzi acima, nos ensina:

1) uma verdade revelada por Cristo: que é preciso que comamos a sua carne, presente na hóstia consagrada pelo sacerdote, para alcançarmos a vida eterna.

2) uma segunda verdade: que ressuscitaremos, no fim do mundo, em corpo e alma, como somos, hoje, com o nosso mesmo corpo, assim como Cristo ressuscitou dos mortos.

Ressuscitar quer dizer ficar vivo de novo.

Reencarnar-se significa que a pessoa voltaria a nascer noutro corpo, para ir se aperfeiçoando até ficar "perfeita", isto é, divina. Essa doutrina da reencarnação é condenada pela Igreja, pois Cristo disse que quando morreram o rico e o pobre Lázaro, ambos foram mandados logo, um para o inferno, o outro para o seio de Abraão, e não que nasceram de novo.

Cristo ensinou que, no fim do mundo, todos os homens ressuscitarão, voltarão a ficar vivos com seu próprio corpo e sua própria alma, para serem julgados, no juízo final, e depois irão, os maus para o inferno, onde ficarão eternamente, e os bons para o céu onde viverão eternamente com Deus.

Recomendo-lhe que você compre um bom Catecismo para adultos, onde você poderá estudar essas questões.

Escreva-me sempre que tiver uma dúvida que o atenderei com prazer.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.