Defesa da Fé

Igreja Católica Brasileira
PERGUNTA
Nome:
Abelardo
Enviada em:
Local:
Olinda - PE,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Pós-graduação concluída
Profissão:
médico

Gostaria de saber mais sobre a Igreja Católica Brasileira e a Vétero-Católica.
RESPOSTA
Muito prezado Dr. Abelardo, salve Maria!

A chamada igreja católica brasileira nasceu do cisma e revolta do ex-Bispo de Maura. Ele fora Bispo de uma cidade do interior paulista, creio que Botucatu, mas não tenho certeza.

Esse Bispo, D. Carlos, foi demitido de seu cargo pelo Papa por causa das loucuras e dilapidações que fazia nas finanças da diocese. Revoltou-se e fundou a Igreja Católica Brasileira. Mais tarde, ele sagrou Bispo um pastor protestante, Salomão Ferraz. A sagração foi feita corretamente e foi válida. Muito tempo depois, esse Dom Salomão converteu-se oficialmente à Igreja católica, mas já então os dois Bispos haviam ordenado muitos padres.

A Igreja Católica Brasileira, depois, aceitou uma porção de práticas da macumba, e favoreceu largamente o divórcio, atualmente está moribunda, se já não morreu.

A chamada Igreja Vétero-católica nasceu da revolta de alguns Bispos alemães contra a proclamação do dogma da infalibilidade papal em 1870.

Infelizmente não estou muito a par desses dois temas para dar-lhe uma informação mais precisa.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.