Defesa da Fé

Subdivisões na Igreja atual
PERGUNTA
Nome:
Joyce
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Religião:
Católica

Sou católica e tento sempre me manter informada sobre a religião que escolhi seguir de coração. Mas, tenho algumas dúvidas...

Gostaria de saber mais sobre os cismas dentro do Cristianismo e sobre quantas igrejas católicas possuímos hoje (romana, ortodoxa, ...) Salve Maria!
RESPOSTA

Muito prezada Joyce, salve Maria.

Igreja Católica é só uma Católica quer dizer universal, pois Cristo veio ensinar uma religião só para todos os homens. A chamada Igreja ortodoxa -- que deve antes ser denominada de cismática-- não é católica, não é universal. É russa, grega etc.

É um erro pensar que ela seja uma Igreja una. Ela está dividida em muitos grupos e seitas. O patriarca de Moscou não aceita o de Constantinopla, que não aceita o de Atenas, e assim por diante. Além disso, a Igeja Cismática russa, que obedece ao patriarca de Moscou, não é una . Dentro dela, há várias seitas. E isto é assim porque, onde falta o Papa, falta a verdade e falta, em conseqüência, a unidade.

O protestantismo é dividida em milhares de seitas.

Uma religião, como a dos protestantes, que afirma que cada um interpreta livremente a Sagrada Escritura, terá tantas divisões quantos são os seus aderentes, pois se cada um pensa o que quiser, cada protestante é uma seita de um indivíduo só.

Escreva-me quando tiver alguma questão ou dúvida.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.