Defesa da Fé

Gnose e Lutero
PERGUNTA
Nome:
Giovanni
Enviada em:
Local:
Viçosa - MG,
Religião:
Protestante
Escolaridade:
Superior concluído

Caro Orlando Fedeli:

Agradeço sua atenção e gostaria muito de ir a SP algum dia. Entretanto, preciso esclarecer alguns pontos. Tenho formação luterana e, atualmente, sou membro da I.Presbiteriana local pois não há Igreja Luterana por aqui. Espero que isto não impeça trocas de informações.

Sou jornalista e bacharel em Direito. Há cerca de um ano minha curiosidade espiritual tem sido ampliada a ponto de não poder mais viver no cotidiano sem ler ou estudar qualquer texto referente a Jesus Cristo. Infelizmente, estou como um "franco atirador". Capturei muitos textos via Internet (cerca de dois mil) e os leio avidamente.

Tenho imenso interesse em aprofundar estudos, mas tenho limitações, como meu trabalho, minha família e poucas condições financeiras.

Entretanto, sinto que estou sendo levado a mergulhar cada vez mais nesses assuntos. Tenho certo conhecimento de inglês e italiano (meu pai, cego, é italiano, mora na Itália e tive oportunidade, graças a Deus, de vê-lo duas vezes na minha vida).

Quanto a ir a São Paulo, não me é difícil. Teria, talvez, que agendar com certa antecedência.

Agradeço muito sua atenção e peço-lhe, se houver condições, que me envie bibliografia nestas línguas pois tentarei lê-los. O esforço intelectual é o que menos me preocupa, por ser o que mais me agrada.

Muito Obrigado
Giovanni

RESPOSTA

Muito prezado Giovanni, Salve Maria.

Fico contente por seu interesse em esclarecer o que se deve crer. Gostaria muito de ajudá-lo em sua busca.

É evidente que você tem claro que sou católico, e que farei o que puder, sem desrespeitar nem afrontar sua consciência, para demonstrar-lhe que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica Apostólica Romana.

Como você lê italiano e inglês, fica mais fácil, para você, pesquisar sobre a Gnose. Recomendo-lhe a leitura do livro de Robert Grant sobre a Gnose e as origens cristãs (o original é em inglês). Em italiano, há a Cristologia gnóstica, do Padre Antonio Orbe.

Creio que você poderia encontrar também, em ingles, o livro de Hans Jonas "A Religião Gnóstica", que é o melhor resumo sobre a Gnose.

Recomendaria a você que lesse o livro de Lutero "Conversas à mesa" (Tischreden) no qual ele revela sua doutrina gnóstica.
Recentemente, foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero pelo Padre Theobald Beer. Neles se lê que Lutero considerava Cristo um ser dual "divino e satânico", como era próprio do dualismo gnóstico. Não sei se o livro do Padrea Beer - que é recente - já foi traduzido para o inglês. Ele é o mais importante neste tema.

Você deve ter visto, no site Montfort, os textos sobre o protestantismo que tenho publicado. Se tiver tempo, dê uma olhada no trabalho "Leia a Bíblia? " e na carta que escrevi para o pastor Saul da Lagoinha.

Estou de partida para a Europa, por isso peço-lhe desculpas por esta carta um tanto sucinta. Voltarei no dia 18 de novembro. Teria muito gosto em recebe-lo aqui em São Paulo, para ajudá-lo e indicar-lhe mais material bibliográfico.

Enquanto isto, rezarei por você, para que Deus Nosso Senhor o guie em seus estudos e O encontre afinal na única Igreja que Ele fundou.

Um abraço amigo de