Igreja

A FSSPX como prelazia pessoal?
Orlando Fedeli

 
O site Golias, modernista e conclamador do cisma contra Bento XVI, anuncia como bem próxima a instituição pelo Papa Bento XVI de uma Prelazia pessoal para  a FSSPX.
 
Imaginem a raiva que isso vai despertar naqueles que afirmam que a FSSPX não foi reintegrada na Igreja…
 
Se se acreditar no site Golias, o  consolo deles parece que vai durar pouco.
 
 

O PAPA PODERIA EM BREVE CONCEDER O ESTATUTO DE PRELAZIA PESSOAL AOS LEFEVRISTAS DA FRATERNIDADE SÃO PIO X
 
 Christian Terras
 
 
A data está próxima. Com efeito, o Papa poderia anunciar muito brevemente, falava-se mesmo da próxima segunda, 02/02, festa da PURIFICAÇÃO de MARIA (mas a data poderia ser adiada por causa das violentas reações que o levantamento da excomunhão provocou em toda a Igreja e mesmo no mundo inteiro).
 
O Papa poderia portanto anunciar proximamente a " plena comumhão " dos Lefebvristas com a Igreja Católica, pondo fim assim à segunda camada de suspensões, a suspensão "a divinis" que ainda pesa sobre os discípulos de Monsenhor Lefevbre: as que tocam à prática dos sacramentos, por exemplo. Precisemos que o levantamento da excomumhão decretada em 21 de Janeiro último fez cair as sanções mais graves, as que tocam às pessoas e ao que lhes era reprovado no plano doutrinário mas não a suspensão "a divinis", de menor importância com relação ao direito canônico que rege as leis e regulamentos no seio da Igreja Católica.
 
A solução para regrar o estatuto jurídico da Fraternidade São Pio X parece pois se orientar para a concessão de uma Prelazia pessoal assim como nós havíamos indicado em várias ocasiões. Solução que o próprio Papa anterior, João Paulo II, tinha proposto aos Lefebvristas quando das negociações secretas na época do Jubileu do Ano 2000 e que foi recusada por Monsenhor Fellay, "os tempos não estaão ainda suficientemente maduros para uma tal aproximação com a Sé de Pedro" (cf. a revista Golias número 79 sobre esse assunto). Até o presente momento, só a muito poderosa e influente OPUS DEI se beneficiava desse estatuto e via com maus olhos a perspectiva de concorrentes chegarem à sua exterma direita!
 
Precisemos ainda que o estatuto de Prelazia pessoal coloca os felizes eleitos e beneficiários sob a autoridade direta do Soberano Pontífice, solução jurídica que permite criar o impasse para os responsáveis concernidos sobre as estruturas intermediárias da Igreja Católica, a saber: os Cardeais, os Bispos, os Padres e bem certamente  os leigos em missão à base nas paróquias e nos movimentos de pastoral.
 
Em suma, um estatuto talhado à medida para permitir a grupos indesejáveis no seio da Igreja Católica, notadamente por causa de sua ideologia teocrática, encontrar seu lugar sob o nariz e a barba daqueles que são as "correias de transmissão" do Magistério romano, isto é, os Bispos colocados, uma vez mais, diante o fato consumado. Viu-se com o OPUS DEI em 1983, ver-se-á proximamente com a Fraternidade São Pio X e seus quatro Bispos reintegrados contra o "sensus fidelium" do Povo de Deus.
 
[Tradução: Montfort. Texto original em francês no site Golias]

    Para citar este texto:
"A FSSPX como prelazia pessoal?"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/provavel-prelazia-fsspx/
Online, 29/03/2024 às 12:01:38h