Igreja

Os dominicanos holandeses querem celebrar Missa sem o Padre
Sandro S. Magister

12 de Setembro de 2007   

Exatamente quando está para entrar em vigor o motu proprio “Summorum Pontificum”– com a Missa antiga que recupera plena cidadania ao lado da nova – os dominicanos Holandeses lançam uma proposta que visa subverter a ordem de qualquer Missa, nova ou velha que seja.
A proposta está num opúsculo de 38 páginas difundido em todas as 1300 paróquias católicas da Holanda, intitulado “Kerk en Ambt”, Igreja e Ministério. Sempre que não houvesse padres disponíveis, os padres dominicanos propõem que uma pessoa escolhida pela comunidade presida igualmente a celebração da eucaristia. Não faz diferença alguma que seja um homem ou uma mulher, homossexual ou que seja heterossexual, casado ou solteiro”. A pessoa escolhida e a comunidade pronunciariam juntas as palavras da consagração. “Pronunciar estas palavras não é um direito reservado ao sacerdote. É a expressão consciente de fé da comunidade inteira”.
O opúsculo tem a aprovação dos superiores da ordem na Holanda e foi redigido pelos padres André Lascaris, professor de Teologia em Nimegue, Jan Nieuwenhuis, ex diretor do centro ecumênico dos dominicanos de Amsterdam, Harrie Salemans, pároco em Utrecht, e Ad Willems, outro teólogo de Nimegue.
O teólogo inspirador, no fundo desse quadro, é um outro, o mais famoso dominicano holandês, Edward Schillebeeckx, de 93 anos, que nos anos Oitenta acabou caindo sob o exame da Congregação para a Doutrina da Fé por causa de teses próximas daquelas agora expostas nesse opúsculo.
A Conferência Episcopal Holandesa reserva-se o direito de replicar oficialmente esse opúsculo. Mas já fez saber que a proposta dos dominicanos parece estar “em conflito com a doutrina da Igreja Católica”.
Fora da Holanda, o semanário católico inglês “The Tablet” publicou essa notícia com destaque no seu número de 8 de Setembro de 2007, num artigo de William Jurgensen intitulado: “Dutch Dominicans call for laity to celebrate Mass“ (Dominicanos Holandeses Convocam Leigos para Celebrar Missa.
 

    Para citar este texto:
"Os dominicanos holandeses querem celebrar Missa sem o Padre"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/holandeses_missa/
Online, 28/03/2024 às 12:45:09h