Igreja

A Candeia debaixo do Alqueire
Orlando Fedeli

 
     Amigos da Montfort no Rio de Janeiro anunciam que, na última terça-feira, dia 23 de Junho de 2009, na Elizart Livraria — um dos mais antigos e atrativos sebos do Rio —, ocorreu o lançamento do livro A Candeia Debaixo do Alqueire, do bem conhecido teólogo Padre Álvaro Calderón, da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, do qual temos a honra de ser amigos.
     Padre Calderón é um sacerdote que se destaca tanto pela virtude, como por seu firme saber teológico. Pessoalmente lhe somos muito gratos, porque foi esse sacerdote quem nos explicou, mais do que qualquer outra pessoa, a excelência sublime da Santa Missa, nos dias em que tivemos a felicidade de hospedá-lo em nossa casa.
     A obra do Padre Calderón é uma contribuição – como a obra do Padre Brunero Gherardini, que acaba de ser publicada na Itália,Concilio ecumenico Vaticano II. Un discorso da fare – para os debates que se iniciarão logo mais, no Vaticano, entre os teólogos da Cúria Romana e os teólogos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X sobre o valor da autoridade do Vaticano II e sobre os pontos doutrinários desse Concílio, que tanta confusão trouxe na Igreja a ponto de Paulo VI falar da introdução da fumaça de satanás no templo de Deus.
     A obra do Padre Calderrón é escrita segundo o método de uma disputatio escolástica, na qual se debate qual o valor magisterial - ou não - do Vaticano II. Padre Calderón impugna as mudanças ocorridas na Igreja a partir do Concílio Vaticano II. Ele impugna quer as mudanças doutrinárias, quer as aplicações práticas decorrentes delas. O suporte editorial dessa obra é da Sétimo Selo, e o livro é o primeiro editado pelo Angelicum – Instituto Brasileiro de Filosofia e de Estudos Tomistas.
     Certamente, a obra do Padre Calderón, de valor indiscutível, trará luz a muitos pontos deixados propositalmente nas penumbras da ambigüidade pelos documentos do Vaticano II, redigidos de modo ”diplomático”, isto é, com intenção de enganar, como confessou o famigerado modernista Padre Schillibeckx.
     Interessados em A Candeia debaixo do Alqueire podem contatar Sidney Silveira por meio do seguinte endereço eletrônico: sidney@edsetimoselo.com.br

    Para citar este texto:
"A Candeia debaixo do Alqueire"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/a-candeia-debaixo/
Online, 18/04/2024 às 18:56:11h