Mundo

Arcebispo de Miami decepcionado com anúncio feito pelo Pe. Cutié
Dom John C. Favalora

 
Recentemente, um desses padres famosos por seu apostolado pop star, o Padre Alberto Cutié, diretor de uma rádio Católica da arquidiocese de Miami, foi flagrado em atos indecorosnum apaia da Flórida. O escândalo foi enorme. Agora, ele se declarou desligado da Igreja Católica, passando para a seita anglicana. A Arquidiocese de Miami publicou então a Declaração que  abaixo traduzimos. Os sacerdotes devem ser o sal da terra e a luz do mundo. O mal é quando querem buscar o sal e o sol nas praias.
E esse caso mostra o que são essas seitas e o que vale faer ecumenismo.

 
ARCEBISPO DE MIAMI DECEPCIONADO COM O  ANÚNCIO FEITO PELO  P. CUTIÉ
 
Fonte: Arquidiocese de Miami, 28 de Maio de 2009.
 
 
DECLARAÇÃO
 
de Dom John C. Favalora, Arcebispo de Miami, sobre a Separação do Padre Alberto Cutié da Igreja Católica Romana
Miami • 28 de Maio de 2009
 
Sinto-me sinceramente decepcionado com o anúncio feito nesta tarde pelo Padre Alberto Cutié de que ele se une à Igreja Episcopal.
 
De acordo com nosso direito canônico, com esta ação, o Padre Cutié se separa a sí mesmo da comunhão da Igreja Católica Romana (c. 1364, 1) ao professar fé e morais errôneas, e recusar a submissão ao Santo Padre (canon 751). Também se separa do exercício das ordens sagradas como sacerdote (cânones 1041 e 1044, 1), deixa de ter as facultades da Arquidiocese de Miami para celebrar os sacramentos, e tãopouco pode pregar ou ensinar sobre a fé e a moral católicas (canon 1336, 1). Suas ações podem levá-lo a ser separado do estado clerical.
Isto significa que o Padre Cutié se destitui a si mismo da completa comunhão com a Igreja Católica e, portanto, perde seus direitos como clérigo. Os católicos romanos não podem lhe solicitar a administração dos sacramentos ao Padre Cutié. Qualquer tentativa de sua parte para administrar os sacramentos seria ilícita. Qualquer Missa que celebre seria válida, porém ilícita, pois não reúne os requisitos para que um católico cumpra com sua obrigação. O Padre Cutié não pode oficiar matrimônios válidos de católicos romanos na Arquidiocese de Miami, ou em qualquer outro lugar.
 
O Padre Cutié ainda se acha obrigado por sua promessa de viver uma vida célibe, que ele asumiu com absoluta liberdade na ordenação. Somente o Santo Padre pode dispensá-lo de tal obrigação.
Aos fiéis católicos da paróquia Saint Francis de Sales, Rádio Paz, e a toda a Arquidiocese de Miami, volto a dizer-lhes que as ações do Padre Cutié não podem ser justificadas apesar de suas boas obras como sacerdote (declaração de 5 de Maio de 2009). Isto cobra maior veracidade à luz das declarações de hoje. O Padre Cutié terá abandonado a Igreja Católica, os terá abandonado aos senhores, porém eu lhes reitero que a Igreja Católica jamais os abandonará. A Arquidiocese de Miami está aquí para os senhores.
 
As ações do Padre Cutié causaram grande escândalo dentro da Igreja Católica, causaram dano à Arquidiocese de Miami—especialmente a nossos sacerdotes—e criaram uma divisão dentro da comunidade ecumênica e a comunidade em geral. O anúncio do dia de hoje só intensifica tais feridas.
 
Quando o Padre Cutié se reuniu comigo no dia 5 de Maio, solicitou, e lhe concedi, uma licença do ministério sacerdotal. Devido a isso, ele não podía continuar como administrador da paróquia Saint Francis de Sales ou como diretor geral da Rádio Paz. Pelo bem da Igreja, e com o fim de evitar um frenesi nos meios de comunicação, optei por não lhe impor publicamente uma penalidade eclesiástica, ainda que suas ações a justificassem. Desde aquela reunião, não voltei a saber do Padre Cutié, e ele também não solicitou reunir-se comigo. Ou nunca me disse que estava considerando unir-se à Igreja Episcopal.
 
Também devo expressar minha sincera decepção pela maneira com que o Bispo Leo Frade, da Diócesis Episcopal do Sudeste da Flórida, tratou essa situação. O Bispo Frade nunca falou comigo sobre sua posição ante tão delicado assunto, ou sobre as ações que considerava. Só ouvi dele através dos meios de comunicação locais. Isso representa um sério retrocesso nas relacões ecumênicas e a cooperação entre nós. A Arquidiocese de Miami nunca fez alarde público quando, por razões doutrinais, os sacerdotes episcopais se uniram à Igreja Católica e buscaram ser ordenados. De fato, fazê-lo violaria os principios da Igreja Católica sobre as relações ecumênicas. Lamento que o Bispo Frade não me concedesse, nem à comunidade católica, a mesma cortesia e respeito.
 
Durante meus quase 50 anos de sacerdócio, preguei com frequência sobre a parábola do Filho Pródigo, que na realidade deveria chamar-se a parábola do Pai Misericordioso (São Lucas, XV, 11-32). A história que nosso Senhor fez ha tanto tempo, poderia ser aplicada a nossas discussões nesta tarde.
 
Um pai tinhos dois filhos. Um deles tomou sua herança antecipadamente e deixou o lar, gastando o dinheiro como quis. O pai esperou com paciência pelo regresso de seu filho pródigo que, depois de dar-se conta do erro cometido, se arrependeu e regressou ao lar. A sua chegada, o pai o abraçou com amor e o chamou seu filho. Oro para que o Padre Cutié “se arrependa” (São Lucas XV,17) e regresse à  casa paterna. A Igreja Católica busca a conversão e a salvação dos pecadores, não sua condenação. Essa é minha posição ante o Padre Cutié.
 
Entretanto, não podemos esquecer que havia dois filhos na história do Senhor. O outro filho, que nunca abandonou o lar, sentiu raiva ante as boas vindas que o pai deu a seu irmão pecador. A todos os fiéis católicos lhes digo o que o pai expressou a seu segundo filho: “tú estás sempre comigo e todo o que é meu é teu; porém havia que fazer festa e alegrar-se, visto que teu irmão estava morto e voltou à vida” (São Lucas XV, 31-32).
Nesta formosa parábola, Jesus nos ensina que Deus é um pai amoroso e misericordioso. Cada um experimentou esse amor, cada um necessita desse perdão, pois todos somos pecadores. Se nosso irmão regressa ao lar, celebremos com o Pai.
 
Para concluir, elogio e presto homenagem aos sacerdotes da Arquidiocese de Miami, e a todos os sacerdotes que vivem e cumprem com fidelidade sua promessa do celibato. Por sua fidelidade a tal promessa, refletem com maior clareza para o mundo a Cristo cuja entrega absoluta de sí mesmo ao Pai foi o amor puro e casto por seus irmãos e irmã. Nestes tempos de tanta preocupação pelo sexo, o dom do celibato representa ainda mais um sinal do Reino de Deus de onde, como dizem as Escrituras, não há “matrimônio nem dar-se em matrimônio” (São Mateus, XXII, 30). Exorto a todos os católicos a apoiar e a orar por nossos dedicados sacerdotes.
 
Monsenhor John C. Favalora
Arcebispo de Miami

    Para citar este texto:
"Arcebispo de Miami decepcionado com anúncio feito pelo Pe. Cutié"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/mundo/cutie-distituido-cargo/
Online, 28/03/2024 às 18:13:56h