Igreja e Religião

Cardeal Murphy- O´Connor negou permissão para o Arcebispo Burke celebrar o Rito Antigo em Westminster

O Cardeal Cormac Murphy-O´Connor negou permissão para o Arcebispo Raymond Burke, um dos mais antigos prelados do Vaticano, celebrar a Missa tradicional na Catedral de Westminster, em Junho, de acordo com fontes autorizadas.
 
A Sociedade da Missa Latina (Latin Mass Society) pediu ao Arcebispo Burke, Prefeito da Signatura Apostólica e ex Arcebispo de Saint Louis, para celebrar sua Missa anual. Ele aceitou. O Cardeal Murphy-O´Connor, que é o Bispo da Catedral de Westminster, forçou, como agora reportado, a SML a rescindir o convite.
 
O Arcebispo Burke, um dos homens “mão-direita” do Papa, agora é bem vindo a tomar parte na cerimônia, mas não a celebrá-la, deduzo. Esta notícia é difícil de acreditar – ainda assim eu a tenho de uma autoridade impecável. Eu estou profundamente decepcionado que o líder da Igreja Católica na Inglaterra e País de Gales tenha dado esse passo, bem na hora em que os inimigos do Papa Bento estão tentando sabotar suas reformas litúrgicas.  
 
A seqúência de eventos se deu como segue. No ano passado, a Sociedade pela Missa Latinha convidou o Cardeal Dario Castrillon Hoyos para celebrar sua Missa anual na catedral. Esta foi a primeira vez que um Cardeal celebrou o rito tradicional na catedral em 40 anos. Nem o Cardeal Murphy-O´Connor nem qualquer outro bispo assistiram a cerimônia..
 
Este ano, a SML pediu ao Arcebispo Burke para ser o celebrante. Ele concordou. A SML, entretanto, negligenciou de conseguir a permissão formal do Cardeal, imaginando que isto não era necessário ou que era uma conclusão inevitável.
 
Ao contrário: acredita-se que o Cardeal tenha dito que este convite constituiu uma quebra de etiqueta. A Missa será agora provavelmente celebrada por algum dos seus auxiliares. A SML teve que passar pela humilhação de contatar o Arcebispo Burke em Roma para dizer: “Sentimos muito, mas o convite para celebrar está retirado.”
 
Que episódio vergonhoso
 

    Para citar este texto:
"Cardeal Murphy- O´Connor negou permissão para o Arcebispo Burke celebrar o Rito Antigo em Westminster"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/oconnor-nega-missa-antiga/
Online, 23/04/2024 às 15:47:47h