Igreja e Religião

Dom Castrillón: seria bom que a FSSPX tivesse um posicionamento mais uniforme
Secretum Meum Mihi

 
Novembro de 2009, em Secretum Meum Mihi:
 
Parece-nos realmente estranho que o Cardeal Castrillón seja a única pessoa que fale sobre esses elementos discordantes que vivem enquistados na Fraternidade São Pío X, alguns dos quais uma vez o mesmo Cardeal Castrillón disse que “são praticamente sedevacantistas”.
 
Entrevista em Pontifex, Nov-01-2009. Tradução de uma parte da mesma:
 
[Pontifex:] Enquanto isso, começaram em Roma os diálogos doutrinários entre a Santa Sé e os tradicionalistas, que noticias disso tem Vossa Eminência?
 
[Cardeal Castrillón:] Creio que o Papa fez muito bem em determinar esta mesa de negociação sobre questões dogmáticas muito delicadas e eu diria até difíceis. Razão pela qual creio que não se trata de encontros fáceis e muito menos destinados a durar pouco. Parece-me oportuno que sobre as questões fundamentais haja posições claras.
 
[Pontifex:] Vossa Eminência nota isso na Fraternidade?
 
[Card. Castrillón:] Não conheço ainda a posição oficial de toda a Fraternidade. Quero dizer que, se de um lado, se ouvem discursos aceitáveis e promissores, outro tanto se lê em ordem diversa, outros menos conciliadores e de teor diferente. Seria bom, desse ponto de vista, maior uniformidade na Fraternidade.
 
[Pontifex:] De seu conhecimento, em que clima se deram esses encontros?
 
[Card. Castrillón:] Eu não fiz parte deles, porém, pelo que sei, o clima parece distendido e sereno. Sem dúvida, discutir sem nervosismo ajuda e espero que essa calma dure sempre durante toda a negociação. Uma solução é conveniente para toda a unidade da Igreja que está tanto no coração do Papa.
 
As outras preguntas também são interesantes, porém não temos tempo de traduzi-as agora, numa delas o Cardeal Castrillón nota que “é uma estupidez” afirmar que o Concilio Vaticano II aboliu o latim, e noutra recomenda um maior uso do Cânon Romano aquele que agora chamam “Oração Eucarística Número 1”.

    Para citar este texto:
"Dom Castrillón: seria bom que a FSSPX tivesse um posicionamento mais uniforme"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/fsspx-mais-uniforme/
Online, 28/03/2024 às 23:59:57h