Igreja e Religião

Um Bispo católico faz o panegírico de Lutero
DICI

 
     O Bispo deOsnabrück, no norte da Alemanha, considera que o reformador protestante, Martinho Lutero, representa um «estímulo positivo». «Seu modode colocar radicalmente Deus no coração das coisas é fascinante», afirmou Mons. Franz-Josef Bode numa entrevista dada à agência de imprensa protestante EPD, antes do serviço que se desenrolou em 6 de  Setembro na Igreja Luterana deOsnabrück, oùonde ele pregou sobre Lutero.
 
     Lutero, declarou Mons. Bode, denunciou muito justamente os fracassos da Igreja e lembrou quais eram as origens da fé O Bispo alemão  afirmou que Lutero tinha uma “personalidade” fascinante para as duas Igrejas» (sic), considerando que o reformador não queria dividir a Igreja propagando as suas 95 teses em 1517, mas que seu ensino foi instrumentalisado em seguida para servir outros interesses.
 
     Mons. Bode disse que principalmente graças ao Concílio Vatican II, a Igreja católica ficou capaz de compreender e de abordar sob uma nova luz o pensamento de Lutero e julga que ele levav à Palavra de Deus. O Vaticano II levou Igreja católica a aceitar pela primeira vez que uma coexistência de diferentes formas de fé em Cristo é possível, acrescentou ele.
 
     O 500 aniversário d Concílio, em 2015, terá lugar durante os preparativos do 5000 aniversário da Reforme protestante, em 2017. Mons. Bode declarou que vigiaria junto com a Conferência Episcopal da Alemanha para que os aspetos ecumenicos do Concílio Vatican II sejam valorisados.
 
     Entretanto, concluiu, restam elementos de divisão entre a Igreja católica e Lutero. Essas divisões tratam principalmente da concepção da Igreja, da pastorat e dos sacramentos. Mas Mons. Bode mostrou-se rassurant : «A Igreja católicae reagiria hoje diversamente e melhor a esse tipo de provocação».
 
     E nesse interim…o porta-voz do Bispado de Fulda, Christof Ohnesorge, declarou que a peregrinação organisada pela Fraternidade São-Pio X noss 5 e 6 de Setembro, como a cada ano desde 2004, constituia uma nova provocação à Igreja católica. Mons. Heinz Josef Algermissen já tinha dito em junho último que a consagração da capela da Fraterniddae em Fulda, no dia da festa de São Bonifácio, patrono da ciddae, era uma provocação, proibindo seus diocesanos de assisti-la. (DICI n°201 – 19/09/09 – Fontes : ENI/Apic/KNA)
 

    Para citar este texto:
"Um Bispo católico faz o panegírico de Lutero"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/bispo-lutero/
Online, 28/03/2024 às 20:25:10h